Quarenta e duas pessoas foram detidas na tarde deste domingo (2) no bairro Santana, em Justinópolis, por participarem de uma rinha de galos. Segundo informações da Polícia Militar do Meio Ambiente, que conseguiu chegar ao local por meio de uma denúncia anônima, trinta e seis animais foram apreendidos durante a operação, sendo que a maioria estava com cortes profundos ou mutilados.
De acordo com os policiais, promover e participar de rinha de galos ou de qualquer outro animal é uma atividade criminosa e, por conta disso, os envolvidos correm o risco de serem presos por um período de três meses a um ano e também deverão pagar uma multa que pode chegar a R$ 1 mil por animal apreendido. Segundo a PM, a dívida fica ainda maior caso o animal morra.
Os suspeitos estavam reunidos em um imóvel e todos foram encaminhados para a a 10ª Delegacia Seccional de Ribeirão das Neves. No local, foram apreendidas diversas anotações com as apostas dos participantes, biqueiras, além de R$20 em dinheiro. Os animais foram levados para o Centro de Triagem do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).