Caso ocorreu na Penitenciária José Maria Alkimin; não havia sinais aparentes de lesões, são mais de 130 presos mortos em presídios este ano de 2025 em Minas Gerais
Um detento de 23 anos foi encontrado morto dentro de uma cela da Penitenciária José Maria Alkimin, em Ribeirão das Neves.
Segundo informações iniciais, não foram encontrados sinais aparentes de lesão no corpo. O homem foi localizado por outros detentos da unidade.
Segundo a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp), o caso aconteceu na madrugada da última terça-feira (23 de dezembro).
Policiais penais foram acionados por volta das 2h, após outros detentos de um dos pavilhões relatarem que havia um problema com um preso da cela vizinha.
Ao chegarem ao local, os agentes encontraram um detento inerte dentro da cela. A equipe constatou que o homem, de 23 anos, identificado como Richard Luan Machado da Silva estava inconsciente e sem sinais vitais aparentes. O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado imediatamente, e a médica de plantão confirmou o óbito, mas não identificou nenhum tipo de lesão.
Ainda conforme a Sejusp, havia outro detento na cela, mas, até o momento, não há elementos que indiquem a causa da morte ou o envolvimento direto de terceiros.
Após a constatação do óbito, a perícia da Polícia Civil foi acionada para os procedimentos de praxe.
A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública informou ainda que a direção da unidade instaurou um procedimento interno para apurar as circunstâncias da morte.
A Polícia Civil é responsável pela investigação no âmbito criminal.

