Foto: Bruno Cantini / Atlético-MG
Aquela tradicional pergunta que todo árbitro de futebol faz aos capitães dos times antes de a bola rolar está dando lugar a uma ideia criativa que partiu do árbitro Marconi Helber Vieira e de seu amigo Haroldo, de Ribeirão das Neves. O "cara ou coroa" foi substituído por um botão de acrílico com os escudos dos times durante as partidas do Campeonato Mineiro de futebol.
A novidade foi implantada desde 2009, quando a invenção foi aprovada pela Federação Mineira de Futebol (FMF). Na imagem captada pelo fotógrafo do Atlético, Bruno Cantini, no último domingo (20), no estádio Mário Helênio, em Juiz de Fora, na partida contra o Tupi.
Para cada um dos 72 jogos do campeonato (66 da primeira fase e seis partidas de mata-mata), um botão personalizado. O próprio assistente faz e deixa na federação. Quando o árbitro está escalado, ele tem que passar na sede da entidade para pegar o rádio comunicador, o spray de marcação e, também, o botão personalizado.
A peça é simples, um pouco maior do que uma moeda de R$ 1. Depois que o escudo é impresso, passa-se uma resina sobre o papel e, depois, é só esperar 24 horas de cada lado para secar. O objeto já virou mania entre os árbitros e alguns já estão guardando as relíquias para colecionar.