A premiação do 13º Troféu Telê Santana, o Oscar do Futebol Mineiro, refletiu bem o ano de 2013 vitorioso do esporte em Minas Gerais. O Cruzeiro, bem-sucedido no futebol com o título do Brasileiro e no vôlei com o Mundial, arrebatou a maioria dos prêmios, mas foi seguido bem de perto pelo Atlético, que teve um ano não menos inesquecível com a conquista da inédita Copa Libertadores. O Neves Futebol Clube, campeão mineiro de futebol feminino do ano passado, também recebeu homenagens especiais pela conquista.
A cerimônia, realizada nessa segunda-feira (17), no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte, foi um grande sucesso, com a presença de cerca de 1400 convidados, incluindo estrelas de todos os esportes, jornalistas, torcedores e autoridades, como o governador de Minas, Antonio Anastasia, o prefeito de Belo Horizonte, Márcio Lacerda, e o secretário extraordinário da Copa em Minas, Tiago Lacerda. O mundo inteiro acompanhou a quase duas horas de transmissão da premiação pelos portais Uai e Superesportes, e com muita interação por redes sociais.
Criado em 2002 pelos Diários Associados, o Troféu é entregue aos eleitos pelos telespectadores do programa Alterosa Esporte, jornalistas da crônica esportiva mineira e por alguns ex-jogadores consagrados no estado.
No início do mês, as meninas do Neves F. C. já haviam sido homenageadas no Troféu Guará, prêmio reconhecido pelo público, que exalta os destaques da temporada em sua posição. O nome Guará é uma homenagem ao ex-jogador das décadas de 1930 e 1940 Guaracy Januzzi.