All for Joomla All for Webmasters

Prefeita Daniela Corrêa revela detalhes da licitação para transporte público municipal

A prefeita Daniela Corrêa (PT) participou, nessa semana, do programa Comunidade em Ação, da rádio Conexão Neves, para revelar os detalhes da licitação para escolha das novas empresas que farão o transporte público de Ribeirão das Neves pelos próximos anos. O processo não inclui as linhas que fazem itinerários para fora do município.

De acordo com a prefeita, o executivo poderia optar por renovar os contratos de concessão ou realizar uma nova licitação. "Durante a campanha, ouvi várias queixas sobre a situação do transporte. Com o compromisso que fiz nas ruas com as pessoas, entendi que o melhor modelo seria de licitação. Os vereadores votaram a favor do projeto, que hoje já é lei, e agora estamos caminhando para a licitação com um marco regulatório", destacou.

Segundo Daniela, a nova empresa deverá seguir rigorosos critérios para assumir os transporte dos ônibus "verdinhos", como disponibilizar uma frota nova com limite de tempo de uso dos veículos, além de possuir video-monitoramento e sistema GPS para que possa haver maior fiscalização de problemas ocorridos no interior dos veículos e na execução dos itinerários e horários das linhas.

A prefeita ressaltou ainda que todas as empresas de transporte coletivo do país podem participar do processo licitatório, desde que estejam sem impedimentos legais, sem qualquer tipo de prestígio ou vantagem para as empresas que já estão instaladas no município.

Sobre os preços das passagens, Daniela informou que os valores são regulados por uma agência específica, e as empresas têm direito de reajuste anual. Em relação à adequação das linhas, a prefeita garantiu que há um estudo em fase final sobre as linhas principais e de transporte complementar, a ser apresentado ainda este ano junto com o processo de licitação.

Daniela esclareceu também a troca da empresa prestadora do serviço de transporte realizada em junho de 2013, após as manifestações que aconteceram em todo o Brasil. "A troca da Transimão pela Saritur foi viabilidada pelo consórcio metropolitano, de forma legal, porém sem regulamentação", afirmou.

BRT

A prefeita afirmou que o BRT foi implementado de maneira irresponsável no município pela antiga gestão estadual, contra a vontade da prefeitura, e que, apesar de o município não ter responsabilidade sobre a gestão do Move, está procurando alternativas junto ao novo governo estadual para resolver os problemas gerados pelo serviço atualmente prestado.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno