Cerca de 500 pessoas fizeram uma manifestação na manhã desta quinta-feira (8) na BR-040, no KM 517, na altura do bairro Liberdade, em Ribeirão das Neves. Uma das reivindicações do grupo é a melhoria no transporte público na cidade. Dois ônibus de linhas metropolitanas e um carro de passeio foram incendiados. Um outro coletivo foi totalmente quebrado. Informações extraoficiais dão conta que outro ônibus foi queimado dentro de um bairro da cidade.
De acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o bloqueio aconteceu nos dois sentidos da via e o congestionamento chegou a seis quilômetros para cada lado. Por volta de 12h30, as pistas foram liberadas.
Os líderes do movimento informaram que o protesto seria pacífico. "Não vai haver vandalismo. Queremos melhorias no transporte, principalmente uma linha de ônibus que atenda o bairro San Marino. Além disso, pedimos asfaltamento de algumas ruas de Neves, regulamentação fundiária de alguns lotes do bairro Liberdade".
Mesmo alegando que o ato seria pacífico, a PRF informou que alguns moradores colocaram fogo em pneus para bloquear a via e o acordo para que o protesto terminasse às 7h não foi cumprida.
Policiais da PRF e da Polícia Militar acompanharam o ato. Passageiros de outros cinco ônibus tiveram que descer dos coletivos por causa do vandalismo de alguns manifestantes.
Prisões
Durante o protesto, seis pessoas foram presas por vandalismo, depredação e desacato durante o ato.