Vinte e quatro ônibus da empresa Saritur foram apreendidos pelo Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER), nessa sexta-feira (25) por não estarem em condições de segurança para circular. Os veículos vistoriados são das linhas que saem de Ribeirão das Neves e Esmeraldas, e seguem para Belo Horizonte. A operação foi realizada porque o órgão estava recebendo cerca de cem reclamações por dia dos usuários sobre os ônibus.
De acordo com o diretor de circulação do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, os veículos tinham falha nos itens de segurança como molas quebradas, vazamento de óleo, pneus com vida útil vencida, problemas no elevador para deficiente físico, vidros quebrados e bancos soltos.
Ainda segundo o diretor, a operação foi realizada no centro da capital, onde os veículos tem ponto final nas ruas Paraná, Rio Grande do Sul e Tupinambás. Além disso, os ônibus também foram vistoriados nos bairros de partida.
Além dos itens de segurança, os fiscais do DER verificaram também a lotação dos veículos e o cumprimento do quadro de horários. Cerca de 25 mil pessoas utilizam esses veículos diariamente. O DER deve realizar outras operações ao longo deste mês para vistoriar outros veículos que fazem linhas em outras cidades.
A empresa Saritur não comentou as apreensões.