Pensando nisso, o Inspetor aposentado da Polícia Rodoviária Federal (PRF) De Paula proferiu, no último sábado (8), na Transportadora Rovil, uma palestra sobre direção defensiva para motoristas de caminhão e funcionários administrativos da empresa. O inspetor chamou atenção ao momento crítico que se aproxima devido ao início das chuvas e do aumento do número de carros nas estradas.
De Paula relatou toda a sua experiência de 40 anos vivida no trânsito das rodovias brasileiras para aconselhar os motoristas a ter uma postura mais prudente no trânsito colocando em prática a direção defensiva, principalmente nos momentos mais críticos das estradas. "Todo ano, nos feriados e nas férias, é um momento crítico. O objetivo é intensificar a conscientização para evitar acidentes e salvar vidas", disse. O inspetor ressaltou também a importância de não se misturar bebidas e nem mesmo drogas ao volante, e o risco que tais atitudes implicam àqueles que se submetem a este tipo de coisa.
O diretor da Rovil, Rogério Rigueira, engrossou o coro do palestrante e pediu ainda mais atenção dos motoristas com a chegada do período mais crítico. "É uma campanha de conscientização para mostrar a importância do motorista e promover o crescimento deste profissional na forma de dirigir", destacou. Segundo ele, a palestra, que já é a terceira organizada na empresa, tem caráter educativo. "Ninguém está ensinando-os a dirigir, estamos apenas relembrando como é que se faz com as melhores práticas", finalizou.