Cento e vinte ônibus da empresa Transimão passaram por vistoria na operação de fiscalização, realizada nesta segunda-feira (13). Dos 120 carros fiscalizados, apenas 50 foram liberados.
A ação foi conduzida por cerca de 30 fiscais do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na Avenida Oiapoque. Os fiscais verificaram as condições dos veículos e avaliaram itens de segurança como situação dos pneus, sistema de freio e suspensão, estado de conservação geral do veículo, parte elétrica, combustíveis e óleos. A documentação de todos os ônibus estava em dia, entretanto, a maioria dos veículos foi retirada de circulação por não atenderem às condições de segurança previstas em lei.
De acordo com o diretor de fiscalização do DER, João Afonso Baeta Costa Machado, a ação está em consonância com que preceitua as normas de trânsito e as necessidades do usuário. "Iremos intensificar as ações para garantirmos um transporte de passageiro de qualidade e, sobretudo, de segurança", frisa.
Os 70 ônibus da Transimão apreendidos foram levados para Primeira Coordenadoria Regional do DER, no bairro Gameleira, e só retornarão para o sistema após correção dos problemas, seguidas de uma nova inspeção do órgão. A vistoria, que começou às 5h da manhã, só terminou às 18h.