Dez estudantes de Ribeirão das Neves, com idade entre 9 e 14 anos, competem pela primeira vez na etapa regional do torneio FIRST® LEGO® League que acontece na capital mineira reunindo 54 equipes competidoras na etapa nacional. Sistema Divina Providência é a única instituição social nessa etapa a participar da competição
Nos dias 03 e 04 de fevereiro a equipe de 10 estudantes da Cidade dos Meninos São Vicente de Paulo, obra do Sistema Divina Providência, SDP, participa pela primeira vez do torneio de Robótica Master Piece, na categoria FIRST® LEGO® League Challenge, no Centerminas Expo. A instituição é a única representante do Terceiro Setor nesta categoria que é realizada pelo Serviço Social da Indústria, SESI/MG.
A Stark City, nome escolhido pelos estudantes, é composta por sete meninas e três meninos, todos da região periférica de Ribeirão das Neves. O grupo teve quatro meses para se preparar para essa edição e tentam uma vaga para a próxima etapa, que será realizada em Brasília/DF.
Geysiane Silva, Coordenadora da Escola Técnica, contou que em 2019 conheceu o torneio e decidiu que os estudantes da Cidade dos Meninos participariam da competição:
“Quando fui pela primeira vez fiquei fascinada com a robótica e com sua infinita possibilidade de criar soluções e decidi que os estudantes da Cidade dos Meninos iriam participar do FIRST® LEGO® League. Quatro anos depois de muita resiliência conseguimos duas maletas e o SESI emprestou o tapete de competição para que pudéssemos vivenciar essa experiência”.
Marco Alves, técnico da equipe, conta que os estudantes tiveram que pensar na forma do robô para que ele fosse mais ágil nas missões, assim como foi trabalhado o sentimento de pertencimento, união, ajuda e cooperação, reforçando cada vez mais a confiança dos participantes:
“Nestes meses prévios, o grupo fez um diário de bordo onde tudo foi anotado. As ideias, as diferenças e os progressos. Me sinto privilegiado de ser o técnico da primeira equipe do SDP, que é composta por alunos da periferia e que tiveram essa oportunidade graças a persistência e objetividade de nossa instituição. Começamos do zero, a equipe não sabia nada de robótica, nem de programação e hoje vejo o grupo programando e realizando coisas que até quatro anos atrás eram impensáveis para nossos estudantes”.
Dolores Bertila, superintendente geral do SDP, ressalta a importância da participação da equipe da Cidade dos Meninos, que representa também o município de Ribeirão das Neves:
“Desde 2019, criamos um ecossistema para apoiar nossos alunos. A participação feminina nesse torneiro de robótica, que representa 70% da equipe, é exemplo de nossa busca permanente pela presença da mulher em áreas da inovação e tecnologia dentro do Sistema Divina Providência. Primamos, sem descanso pela equidade de oportunidades sem deixar ninguém para trás”
Master Piece
O Master Piece, é um torneio mundial de robótica que une criatividade e tecnologia, onde crianças e adolescentes tem uma série de missões que são definidas de acordo com cada categoria, sendo: FIRST® LEGO® League Challenge (9 a 15 anos); Discover (3 a 6 anos) e explore (6 a 10 anos). Para participar a equipe não precisa estar ligada a uma instituição educacional, basta possuir a maleta, o tapete e ter de 4 a 10 integrantes, além dos dois técnicos responsáveis pelo grupo.
A categoria FIRST® LEGO® League Challenge desafia a equipe a desenvolver um robô LEGO® capaz de cumprir missões em uma mesa, conhecido como Desafio do Robô. Além disso, os estudantes também têm que encontrar uma solução inovadora por meio de uma pesquisa alinhada com o tema da temporada.
A cada temporada a temática é renovada e para a edição 2023/24 o tema é “Arte e Tecnologia”. Sob a orientação dos técnicos, os jovens trabalham em conjunto, fundamentando-se em valores como respeito, ganho mútuo e competição amigável.
Seguindo regras específicas para cada temporada, eles embarcam na construção do robô, baseados na tecnologia LEGO Mindstorm, programado para cumprir uma série de missões desafiadoras nos dois dias de competição. Para progredir no torneio, o grupo deve realizar todas as tarefas e alcançar um equilíbrio exemplar em todas as categorias avaliadas, incluindo Desafio do Robô, design do robô, pesquisa e valores fundamentais, outra parte da competição é a preparação de uma apresentação do projeto de Tecnologia e Arte aos jurados do torneio.
Minas Gerais no ranking mundial
Segundo dados da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais, FIEMG, o torneio de Robótica FIRST® na categoria FIRST LEGO League Challenge registrou mais de 300 escolas participantes nos últimos anos, com um crescimento anual de 30% desde 2018. Os mineiros têm tradição de vitórias. A Equipe LEGO BROS, de São Gonçalo do Sapucaí, já levou três títulos (em 2017, 2019 e 2023). A ATOMBOT, de São João Del Rei, foi campeã duas vezes (em 2019 e em 2022) e a TURMAS DO BOB, de Governador Valadares (em 2020)