As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foram abertas nesta segunda-feira, 26 de maio. Os interessados têm até o dia 6 de junho para se inscrever. O exame será aplicado em dois domingos, nos dias 9 e 16 de novembro.
Para quem precisa pagar a taxa de inscrição, o valor é de R$ 85, e o prazo final para o pagamento é 11 de junho. É possível pagar por boleto, Pix, cartão de crédito ou débito em conta.
Alunos de escolas públicas têm direito à gratuidade e um processo de inscrição mais simples, com a ficha pré-preenchida. O ministro da Educação, Camilo Santana, destacou que a medida visa ampliar o acesso desses estudantes ao exame. Basta o aluno acessar o site, confirmar a inscrição e escolher a prova de língua estrangeira.
É importante ressaltar que a taxa não será gerada para quem solicitar o certificado de conclusão do ensino médio pelo Enem, estiver inscrito no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) ou for concluinte do ensino médio em escolas públicas, mesmo sem pedir isenção.
Uma novidade para o Enem 2025 é que o exame volta a oferecer o certificado de conclusão do ensino médio para quem não finalizou essa etapa. Para isso, é preciso atingir no mínimo 450 pontos em cada prova e 500 na redação.
O calendário do Enem também prevê a solicitação e recursos para atendimento especializado até junho, com os resultados divulgados ao longo do mês. A inscrição para o uso do nome social no exame está aberta no mesmo período das inscrições gerais.
Os candidatos devem se inscrever exclusivamente pelo site oficial do exame: enem.inep.gov.br/participante/.
O Enem é uma das principais portas de entrada para o ensino superior no Brasil, permitindo que milhões de estudantes ingressem em universidades públicas e privadas e acessem programas sociais.