A Prefeitura de Ribeirão das Neves recebeu, na última sexta-feira (10), a visita da secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural do Ministério da Cultura, Ivana Bentes, como parte da caravana do Ministério para falar sobre o projeto Cultura Viva. A secretária teve um contato com os gestores culturais da cidade, onde explicou as alterações no programa, que virou lei na semana passada.
Após o encontro, Ivana fez uma visita à Irmandade Nossa Senhora do Rosário, instituição que mantém vivas diversas tradições locais, e utilizou as redes sociais para falar da sua passagem na cidade. "Emocionante a acolhida que tivemos pelos grupos de congada, irmandades, líderes das lutas nos terreiros de candomblé. O sincretismo brasileiro, a forma como os negros hackearam a igreja, o imaginário monárquico, e podem hackear o Estado é algo visível no território, na igreja autonomista dos pretos, nos rituais que mesclam fé, corpos, tambor memória e dor da escravidão", afirmou.
Para o Secretário Municipal de Cultura, Arlem Luiz, a visita de membros do Ministério da Cultura demonstra o quanto Ribeirão das Neves tem avançado no que se refere as políticas culturais, sendo um município pioneiro ao aderir o plano de cultura nacional, fato que boa parte dos municípios não aderiram. "A visita mostra o quanto o governo federal e municipal estão alinhados e esse fator pode ser favorável para as políticas públicas no futuro, como é o caso, do programa 'Cultura Viva', que se tornou Lei na última semana. O intuito agora, é que a cidade consiga concretizar, ainda nesse governo, transformando importantes grupos, artistas e produtores culturais da cidade em 'Pontos de Cultura'", comemorou.
Os "Pontos de Cultura" são projetos financiados e apoiados institucionalmente pelo Ministério daCultura e implementados por entidades governamentais ou não governamentais que visam à realização de ações de impacto sociocultural nas comunidades.