Fundado em 1984 pelo sambista Jorge Mangabeira, o Jorjão, para integrar os desfiles dos blocos de Belo Horizonte, o bloco caricato "Estivadores do Havaí", atualmente com sede em Venda Nova, está em plena preparação para entrar na Avenida. O bloco possui 100% dos integrantes de Ribeirão das Neves. A bateria, por exemplo, é formada quase toda por jovens adolescentes.
Esse ano, o tema do bloco é "Estivadores invadindo o Egito", onde o grupo fará uma viagem há anos antes de Cristo, mostrando na avenida antiguidades que ficaram na história da humanidade, Cleópatra, Deuses egípcios, múmias, sarcófagos, entre outros.
Os ensaios dos "Estivadores" acontecem todas as terças e quintas ás 19hs e aos sábados ás 10hs da manhã, na esquina das avenidas Dos Nogueiras e Cataguases, no bar do Hélio, em frente a câmara municipal de Ribeirão das Neves.
Em 2014, os desfiles retornam para a Av. Afonso Pena, no centro da capital mineira, após 20 anos acontecendo na Av. dos Andradas. Os blocos caricatos desfilam na segunda-feira (3) de carnaval e as Escolas de Samba na terça (4).
Além das atividades culturais, o bloco realiza diversas campanhas beneficentes, entre doaçoes de mantimentos, roupas para pessoas carentes.