Cultura, arte e política são alguns dos atrativos de um passeio que se tornou um verdadeiro mergulho na história mineira. Acontece neste domingo, 31 de maio, a tradicional abertura mensal dos portões do Palácio da Liberdade à visitação pública; uma atração que reúne, em média, mil visitantes por edição.
A programação tem início logo cedo, às 8h30, com a apresentação da Banda da Polícia Militar no Coreto da Praça da Liberdade. Os músicos retornam aos jardins do Palácio pontualmente às 9h para o início da solenidade da Troca de Guarda (inspirada britânico do Palácio de Buckingham) e o hasteamento das bandeiras do Brasil e de Minas Gerais. Em seguida, o tour é aberto ao público que, em grupos de 15 visitantes, percorre os 30 principais cômodos da sede do governo mineiro erguida pela Comissão Construtora da Nova Capital e inaugurada em 1897.
O Palácio foi reaberto à visitação pública em maio de 2008, após quatro anos fechado para o mais completo processo de restauração desde a sua construção. Sob coordenação do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha), todo o requinte do edifício foi resgatado; incluindo mobiliário, elementos artísticos e estruturas originais que estavam encobertas por paredes ou várias camadas de tinta. As surpresas e descobertas do trabalho de restauração se tornaram, inclusive, um dos mais curiosos momentos do passeio.
A visitação segue até as 13h, obedecendo um roteiro estipulado por técnicos do Iepha para garantir a segurança do rico acervo. Para grupos maiores é necessário agendamento prévio. Mais informações poderão ser obtidas pelo telefone 3299.4068 ou e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Agência Minas