A Praça Tiradentes, um dos principais pontos turísticos de Ouro Preto, mais uma vez foi palco de uma emocionante festa cívica celebrada, nesta terça-feira (21 de Abril), com a entrega da Medalha da Inconfidência, a maior comenda do Governo de Minas Gerais. Presidindo a solenidade, o governador Aécio Neves ressaltou a importância da valorização que Minas concede a esta data histórica. Este ano, a solenidade marcou também os 220 anos da Revolução Francesa e da Inconfidência Mineira, dois movimentos revolucionários que promoveram grandes transformações na história do Brasil e da Europa.
“O 21 de abril é, para nós, a mais valiosa celebração da nossa história. É a renovação da nossa identidade, dos nossos ideais e dos nossos compromissos. Nossa mais importante e emblemática data cívica, o 21 de abril, reveste-se, todos os anos, de forte valor simbólico. Representa o momento em que mergulhamos nos meandros da nossa história para revisitar as lições do passado, que nos balizam o presente e nos ajudam a alcançar o futuro. O futuro que sonhamos todos os dias e que construímos juntos, há séculos”, afirmou o governador em seu pronunciamento.
Na solenidade deste ano, a Praça se enfeitou de branco e vermelho, cores da bandeira de Minas, além do verde, amarelo e azul, da bandeira do Brasil, reforçando os laços entre França, Minas e Brasil. Um gigantesco tapete de serragem, símbolo da manifestação popular do povo ouro-pretano, chamou a atenção pela beleza e grandiosidade. Com 502 metros quadrados, serviu de cenário para toda a solenidade. Os desenhos do tapete formavam de um lado a bandeira do Brasil, e do outro a bandeira de Minas que, com mais um tom, o azul, lembrava a bandeira da França. O tapete foi montado por artistas da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), em frente ao Museu da Inconfidência, onde estão enterrados os inconfidentes que há 220 anos iniciaram um movimento revolucionário que marcou a história do Estado.
Agência Minas