A Prefeitura de Ribeirão das Neves inaugurou nessa sexta-feira (12) a nova sede Secretaria Municipal de Cultura, situada à rua Libério Augusto Guimarães, 251, bairro Nossa Senhora das Neves. Participaram do evento a vice-prefeita, Bárbara Leite, vários secretarios municipais, o presidente da Câmara, Juninho Martins, os vereadores Carlinhos e Fabiano Diniz, o presidente da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (Anelca), Mauro Morais, e diversos artistas do município.
A secretária Lourdinha Menezes destacou durante seu discurso que a principal meta da pasta é a inserção do município no Sistema Nacional de Cultura (SNC). "A criação da Secretaria é um marco para cidade, pois nos ofertará inúmeras possibilidades para o município receber recursos federais que seriam impossíveis de serem obtidos estando a Cultura dentro da Secretaria de Educação", vibrou.
De acordo com Lourdinha, três quesitos para participação de Ribeirão das Neves no SNC já estão sendo cumpridos: a própria Secretaria Municipal independente, a realização de uma Conferência Municipal e criação de um Conselho de Cultura - Neves já possui o Conselho de Cultura e Conselho de Patrimônio.
Segundo a secretária, os próximos dois passos para cumprir a meta do Ministério da Cultura são a criação da Rede de Informação e do Plano Municipal de Cultura. Em todo o Estado de Minas Gerais, apenas 42 cidades já estão participando no Sistema.
Seminário
No sábado (13), aconteceu o Seminário Municipal de Cultura no CAIC. O evento foi dividido em duas partes. Na primeira, houve capacitação de agentes municipais junto a profissionais de outras cidades. Na segunda, os artistas locais se reuniram para propor uma agenda cultural permanente em Ribeirão das Neves.