“dar-receber-retribuir, eis a lógica da dádiva…”
“me empresta um pouquinho de açúcar, vizinha?!”
Será o dinheiro a medida geral para nossas relações econômicas? A Feira Grátis é uma possível resposta a essa pergunta. Apesar de fazermos parte do Sistema Capitalista, há outras formas de economia existindo. A Feira Grátis, que é uma realidade no mundo, trata-se de uma forma econômica que produz uma experiência de adquirir bens sem precisarmos usar o dinheiro.
O que é?
Muito usada nos países que faziam parte da ex-União Soviética nos anos 1990 e recentemente na Argentina na crise que afetou o país latino-americano no início deste milênio, e durante milhares de anos até os dias atuais através da agricultura familiar, por exemplo, a feira de trocas é uma realidade frente ao processo de exclusão econômica e a falta de materiais dos mais variados tipos e que suprem uma série de necessidades cotidianas, como vestuário, alimentação, ferramentas, eletrodomésticos, bijuterias entre outros produtos.
A proposta da Feira Grátis durante o Festival Pá na Pedra pretende provocar uma reflexão nas nossas formas atuais de conseguirmos os mais variados produtos e também valorizar as relações de trocas baseadas na generosidade, solidariedade e sustentabilidade.
Como participar?
Sinta-se bem em colocar no espaço Feira Grátis durante o Festival coisas que queira doar e que poderá ser usada por outra pessoa. E dentre os objetos expostos escolha o que te agradar e que realmente será reutilizado e pegue, sem gastar nenhum centavo.
A Feira Grátis será no domingo, dia 11 de Setembro, a partir das 16hs no Parque Ecológico. Comece a separar tudo aquilo que você não usa mais e boa feira, boa troca, bom escambo!
Mais informações sobre a Feira Grátis e o Festival Pá na Pedra no site www.festivalpanapedra.org.