A centésima quarta reunião ordinária da Academia Nevense de Letras, Ciências e Artes (ANELCA) mostrou aos acadêmicos e convidados que a entidade têm cumprido bem o seu papel de fomentar a literatura, ciência e artes em Ribeirão das Neves.
A Academia recebeu duas visitas especiais em sua sede, na tarde do último sábado (30). Estiveram presentes na reunião a consultora em sustentabilidade da Organização Não-Governamental T3, Águida Zanol, e o Grão-Mestre da Ordem dos Cavaleiros da Inconfidência Mineira, Celso Rafael.
Águida Zanol recebeu do presidente da ANELCA, professor Mauro Morais, o título de acadêmica honorária da instituição, por indicação inicial do acadêmico Júlio César. Aproveitando a atuação da ONG em vários países do mundo, a ecodesigner atuará como correspondente internacional da Academia Nevense. O T3 desenvolve pesquisas, em parceria com a UFMG, para fabricação de produtos sustentáveis a partir da transformação de resíduos em matéria-prima.
Celso Rafael explicou a atuação dos Cavaleiros da Inconfidência na sociedade contemporânea, cujo objetivo é servir à comunidade por meio do trabalho social. O Grão-Mestre ficou encantado com a atuação da ANELCA em Ribeirão das Neves e anunciou que a entidade será homenageada durante as comemorações da Proclamação da República, em 15 de novembro, na cidade de Ouro Preto.
Esteve também presente na reunião o escritor Silvio Cerceau, da editora Literato, parceira da ANELCA, que anunciou o cronograma dos trabalhos para o lançamento da 5ª Coletânea Anelca em Prosa e Verso, prevista para outubro. Silvio destacou que cerca de quinze publicações avulsas de escritores nevenses estão previstas para este ano, como "A Casa", de Oswaldo França, "Fatos e Fotos", de Leônidas Rodrigues, e "No engenho da Conceição", de Emydio Neves. "Vai chover publicações em Ribeirão das Neves", comenta Cerceau!
Acadêmicos
Os acadêmicos também fizeram bonito. Rosana de Souza, que ocupa a cadeira de número 13 do segmento literário, fez uma bela apresentação do panegírico do seu patrono, Manuel Bandeira, falando sobre vida e obra do autor. Em seguida, a acadêmica Márcia Silva, ocupante da cadeira de número 41 do segmento científico, apresentou seu trabalho de conclusão da especialização em saúde mental com o tema "Implantação da Vigilância Ambiental no município de Ribeirão das Neves".
Presidindo também a reunião, o professor Mauro convidou os acadêmicos a prestigiar a Feira Literária do Instituto Martinho Lutero, no bairro San Genaro, a ser realizada no dia 14 de maio, e anunciou a criação do Clube Nevense de Colecionadores, que lançará sua pedra-fundamental na próxima reunião da ANELCA, dia 28 de maio.