Vivenciar em Minas Gerais a fé, a arte e a cultura durante a Semana Santa. A tradição mineira é a aposta para incentivar o turismo no feriado prolongado que se aproxima. Vários municípios prepararam uma programação especial para os fiéis que encontram, nos rituais, uma maneira de relembrar a paixão e a ressurreição de Cristo.
Santuário Estadual Nossa Senhora da Piedade
Localizado em Caeté, a 48 quilômetros de Belo Horizonte, este é um dos roteiros mais procurados pelo turista religioso. A tranquilidade do lugar, situado a 1700 metros acima do nível do mar, é propícia para momentos de reflexão e orações. Em dias claros, é possível também admirar belas paisagens e montanhas. Tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Santuário é ponto de encontro dos devotos da padroeira de Minas Gerais.
Após o início da Quaresma, na Quarta de Cinzas, o local recebe, a cada domingo, cerca de quatro mil visitantes. Eles percorrem uma ladeira de cinco quilômetros em Via Sacra para lembrar os últimos momentos de Cristo. O Domingo de Páscoa encerra o período de vigílias, celebrações eucarísticas, orações e ofícios com três solenes de celebrações eucarísticas.
Cidades Históricas
Em Ouro Preto é possível acompanhar as procissões nas ladeiras e apreciar a ornamentação das ruas para passagem dos cortejos solenes, a queima de Judas e os famosos tapetes de serragem. Os tapetes são confeccionados pelos moradores na noite do Sábado de Aleluia e na madrugada do Domingo de Páscoa para a passagem da procissão da Ressurreição, que este ano sairá da Matriz de Nossa Senhora da Conceição com destino à igreja de Nossa Senhora do Pilar, percorrendo três quilômetros. Bandas de músicas e grupos de seresta animam a madrugada, incentivando os fiéis que produzem os tapetes. A celebração da Semana Santa em Ouro Preto é encerrada no domingo de Páscoa (24), com Solene Missa no Santuário e coroação da imagem de Nossa Senhora do Triunfo.
As festividades do mês santo em Mariana acontecem desde o dia 31 de março com celebrações penitenciais, sempre às 19h, em diferentes regiões da cidade. No próximo domingo (24), haverá uma celebração eucarística na Praça dos Ferroviários e procissão da Ressurreição na Catedral Metropolitana.
Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, preparou uma semana com diversas atividades católicas entre sermões, ofícios quaresmais e missas. As ruas da cidade se transformam em cenário de procissões quando os casarões centenários emprestam suas belezas para a celebração da data. O centenário das Dores, de 10 a 16 de abril, propõe que o cristão lembre os difíceis momentos vividos pela mãe de Jesus. No domingo de Páscoa haverá missa solene na Praça Melo Viana, em seguida haverá procissão até a Matriz de Nossa Senhora da Conceição.
Diamantina celebra o Tríduo Pascal desde o ingresso do messias em Jerusalém. As comemorações incluem o centenário das dores, na sexta feira que antecede o Domingo de Ramos, e as sete dores de Maria. A programação católica da cidade tem início no dia 12 de abril e conta com procissões, via sacra, mutirão de confissões e batizados, dentre outros rituais. No domingo (24), uma missa na Matriz Bom Jesus encerra as festividades do feriado santo.
Sábado de Passos, Domingo de Ramos e o Domingo da Ressurreição são algumas das tradições celebradas em Prados. A agenda preparada pelo município conta com missas nas igrejas católicas de toda a cidade. No domingo (24), os fiéis participam da Procissão da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento. Na sequência, acontece a Santa Missa na Igreja Matriz.
No Serro, região Central de Minas Gerais, as celebrações começaram no dia 15 com missa na Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, seguida de procissão até a Igreja do Rosário. Um dos destaques do município é a Encenação da Paixão e Morte de Cristo, que acontece na Sexta-Feira Santa (22), às 20h30, na Praça Dr. João Pinheiro. A programação segue com missas e vigílias até o Domingo da Ressurreição com celebração eucarística na Igreja Matriz.
Festival Gastronômico
Em Maria da Fé, no Sul de Minas, no período da Semana Santa, em que há um aumento no consumo de peixes, será realizado o 1° Festival Gastronômico Azeite e Batata. A festa marca o início da comercialização de azeite produzido por agricultores locais. O evento começa na quarta-feira (20) e inclui missas, coral de vozes, apresentações culturais, degustações e exposições de produtos orgânicos, além de oficina técnica para o preparo de pratos quentes e entradas.
Agência Minas