Folia histórica
O projeto Carnaval das Cidades Históricas, lançado em janeiro, está em sua terceira edição. Sabará, Mariana, Ouro Preto, Tiradentes, São João del-Rei e Diamantina se unem mais uma vez para promover um Carnaval à moda antiga. Este ano, os municípios esperam aumentar a taxa de ocupação hoteleira, que registrou taxas de 90% nos anos anteriores.
O Carnaval das Cidades Históricas prioriza desfiles de blocos caricatos, marchinhas carnavalescas, shows com artistas locais e manifestações artísticas peculiares a cada município. A festa faz um resgate às tradições mineiras. Foliões de todas as idades vêm de várias regiões do país para vivenciar a folia momesca com segurança, conforto e ainda desfrutar do cenário histórico, artístico e cultural que essas cidades oferecem.
Badalação
Consolidado como um dos carnavais mais badalados do Estado, o Carnaval de Pompéu – a 170 km de Belo Horizonte – é organizado em parceria entre a prefeitura e o bloco Reduto. A brincadeira de amigos entrou para o calendário de eventos da cidade e recebe cerca de 40 mil foliões no feriado prolongado. Os organizadores da festa adiantam que o lema é 120 horas de curtição em cinco dias. A festa do bloco começa às cinco da tarde e vai até a manhã do dia seguinte. A programação do Carnaval em Pompéu conta com boate, trios elétricos e shows com famosas bandas e duplas sertanejas.
No Sul do Estado, a badalação tem endereço certo, o município de Capitólio. A cidade calcula receber aproximadamente 40 mil visitantes nos cinco dias de Carnaval. A procura pelos meios de hospedagem é grande neste período. Por isto, o visitante deve se informar no Centro de Informação ao Turista sobre a capacidade da rede hoteleira da região, que é rica em atrativos naturais, como as cachoeiras Lagoa Azul, Lobo, Trilha do Sol e os passeios náuticos.
Brincabelô
A Prefeitura de Belo Horizonte está investindo na atração de um público estimado em 350 mil pessoas durante a Folia do Momo em 2011. A novidade é que, a partir deste ano, a festa acontece no Boulevard Arrudas. O Desfile das Escolas de Samba acontecerá na avenida dos Andradas, no trecho entre os viadutos Santa Tereza e Floresta, bem no coração da cidade.
Além dos desfiles de samba, o público poderá participar de aproximadamente 60 eventos, entre bailes infantil, adulto e 3ª idade, shows, concursos de fantasias, homenagens aos sambistas e blocos caricatos.
Tranquilidade
Lavras Novas, Milho Verde, Carrancas, Santana do Riacho, Santana dos Montes. Esses são apenas cinco dos inúmeros destinos mineiros que aliam descanso e tranquilidade para quem não quer nem chegar perto da folia. Seja num hotel fazenda, numa pousada cercada pelas belezas naturais dos Parques Estaduais e Nacionais, como a Serra do Canastra, Pico do Itacolomi, Serra do Cipó, dentre outros, o visitante que optar pela tranquilidade tem em Minas Gerais destino certeiro.
Folia na Região Central
Nova Era, localizada na região Central do Estado, organizou a festa em dois temas: Folia Geral e MPB. O primeiro será na avenida Copacabana, com shows de DJ’s e bateria de Escola de Samba. Já na rua Governador Valadares, o bloco Boca de Gole divide espaço com apresentações de bandas de MPB. Toda a programação é gratuita.
Agência Minas