Foi lançada a “Coletânea Encontro dos Compositores – 13 anos | Vol. 1”, uma edição especial que celebra a trajetória de um dos mais importantes projetos dedicados à música autoral da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Gravado ao vivo em dois encontros intimistas realizados nos dias 14 de março e 12 de abril de 2025, na Casa Semifusa, em Ribeirão das Neves, o álbum reúne seis artistas com composições autorais em formato acústico.
O projeto “Encontro dos Compositores” nasceu em 2012, idealizado pelos músicos Rodolfo Ataíde e Marcos Brey, de Ribeirão das Neves, ao lado de Marco Antônio Jr., de Santa Luzia. A proposta surgiu de encontros informais entre amigos com violões e poesias, e cresceu a partir da chegada dos cofundadores João Rafael (Sabará) e Raul Mariano (Lagoa Santa), consolidando uma rede de circulação artística entre diferentes cidades da RMBH.
Reconhecido por revelar talentos e fomentar o cenário independente, o projeto tornou-se uma importante plataforma de divulgação da música autoral mineira. A nova coletânea marca esse legado ao reunir nomes já consolidados com a nova geração de compositores e compositoras da região.
Participam do álbum: Helena Gaspar (“Pé de Vento”), João Rafael (“Inspira”), Patrícia D´viso (“Fragmentos”), Guilherme Barros (“Amores Jovens Não Resistem a Novembro”), Raul Mariano (“O Homem”) e o duo Cataflô (“Janela”). As faixas foram gravadas ao vivo em voz e violão/guitarra e também ganharam versões em vídeo, disponíveis no canal do projeto no YouTube.
A coletânea foi viabilizada com recursos da Lei Aldir Blanc de Ribeirão das Neves (Edital 113/2024, Termo nº 030/2024) e celebra não apenas a trajetória do projeto, mas também o fortalecimento da cultura autoral no território metropolitano.