All for Joomla All for Webmasters

Ribeirão das Neves estará representada na Expo Favela com dois projetos


Instituto Cultural Semifusa e projeto da Cidade dos Meninos estarão representando a cidade na feira


Belo Horizonte vai receber, pelo segundo ano consecutivo, a Expo Favela Innovation Minas 2024. A feira de inovação, organizada pela Favela Holding e produzida pela InFavela, com parceria social da Central Única das Favelas (Cufa) e do Sebrae Minas, será realizada nos dias 13 e 14 de setembro, a partir das 10h. Serão 64 estandes de empreendedores e startups de favelas selecionadas, dentre elas dois projetos de Ribeirão das Neves, o Instituto Cultural Semifusa e o projeto da Escola Técnica da Cidade dos Meninos, que irão apresentar um dos projetos de inovação da instituição, a Boneca Mila.
O Instituto Cultural Semifusa é uma entidade sem fins lucrativos que visa democratizar o acesso aos bens culturais, estimular o protagonismo juvenil na periferia e desenvolver ações que contribuam para a construção de novas narrativas positivas para Ribeirão das Neves reforçando o sentimento de pertencimento dos moradores para com o local em que vive.


O evento tem a expectativa de receber cerca de quatro mil visitantes por dia. Para participar do evento, os interessados devem se inscrever na plataforma Sympla.

O objetivo do evento é dar visibilidade aos pequenos negócios das comunidades, além de promover encontros com investidores que possam acelerar os empreendimentos e gerar negócios a partir das oportunidades que surgirão no evento. A programação conta com palestras, workshops, exposições, rodadas de negócios, pitches de startups, mentorias, debates, cursos, shows, desfiles, contação de histórias e muitas outras iniciativas criadas por moradores das favelas de todo o país.

Novidades na edição

Um dos destaques da programação é a Rodada de Negócios, que vai permitir que os participantes apresentem, durante os dois dias, suas ideias de negócios para empresas âncoras convidadas. Outra novidade desta edição acontecerá no sábado (14/9), em comemoração aos 70 anos da Biblioteca Pública de Minas Gerais. O evento “Meu Negócio é Literatura”, em uma parceria do Sebrae Minas com a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), vai trazer livros de autores de favela de Belo Horizonte, além da presença de autores mineiros para participar de um bate-papo com o público.

Serão selecionados 20 escritores e dez editoras independentes para apresentarem suas obras a uma comissão da biblioteca. Eles terão a oportunidade de fazer uma apresentação rápida e presencial de seu livro para uma comissão. A avaliação resultará na escolha de cinco editoras e dez autores que terão seus livros adquiridos, com um investimento total de R$ 30 mil, permitindo que seus livros integrem o acervo da Biblioteca Pública Estadual e sejam distribuídos pelo Sistema Estadual de Bibliotecas de Minas Gerais.

Uma das convidadas na atração é a presença da ex-globeleza e ex-modelo Valéria Valenssa, que irá lançar o livro “Valeria Valenssa – Uma Vida de Sonhos”.

Já no Espaço Gastronômico, a atração será a batalha de receitas entre negócios da alimentação, tendo como ingrediente principal a mandioca. Cinco empreendedores vão receber orientações da chef de cozinha Marina Gontijo, que também irá realizar uma aula show no espaço. O melhor prato escolhido por um júri de especialistas convidados ganhará uma viagem para a Expofavela Nacional, em dezembro.

Comunidade Empreendedora

Neste ano, o Sebrae Minas e a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) lançaram o programa Comunidade Empreendedora para identificar os territórios com potencial empreendedor nas áreas mais carentes do estado. No primeiro ciclo do projeto, 13 vilas e favelas estão sendo contempladas com diversas ações, sendo sete em Belo Horizonte, e seis em cidades da Região Metropolitana e do interior – Betim, Caratinga, Divinópolis, Montes Claros, Ribeirão das Neves e Uberlândia.

O Sebrae Minas selecionou diversos agentes de comunidades para identificar as necessidades dos empreendedores, a forma como empreendem, o tipo de negócio, e as principais dificuldades na gestão dos empreendimentos. A partir disso, os donos de pequenos negócios recebem capacitações e oficinas sobre controles financeiros, marketing, vendas e modelagem de negócios nos setores de Indústria, Comércio e Serviços para desenvolverem suas empresas.

0
0
0
s2smodern

bg contorno