A nova gestão da Prefeitura de Ribeirão das Neves voltou a publicar nesta semana informações atualizadas no Portal da Transparência. Por meio da ferramenta, a população pode acompanhar licitações, contratos e informações sobre a folha de pagamento dos servidores.
Para acessar o portal, basta entrar no site da Prefeitura - ribeiraodasneves.mg.gov.br - e clicar na opção "Portal da Transparência" no menu principal da página. Em seguida, o internauta pode escolher em qual das três opções deseja navegar.
A grande novidade do portal foi a retirada da identificação nominal e o local de trabalho dos servidores no detalhamento da folha. Agora, a Prefeitura informa apenas matrícula, total de vencimentos (bruto) e vencimento líquido. Na gestão anterior, nome, cargo e local de trabalho eram divulgados nas planilhas.
A redução no detalhamento das informações recebeu críticas de movimentos sociais e de populares na internet. A planilha completa era vista como subsídio para um controle social mais amplo por parte da população e a nova forma de apresentação dos dados foi vista como um retrocesso no quesito transparência.
O secretário de Administração e de Recursos Humano do município, Vinícius Marins, explicou que os valores recebidos e gastos com pessoal são informações públicas e todos devem ter acesso, mas ponderou que foi considerada uma tendência moderna de equilibrar a transparência e a privacidade sem que ambas sejam desrespeitadas. "Em Ribeirão das Neves, optou-se pelo meio termo razoável que atenda a todos os setores, ou seja, a divulgação ampla dos vencimentos acompanhada das matrículas, sistema adotado por vários outros Municípios, sem, contudo, divulgar vencimentos com a exposição nominal", ponderou.
Marins também afirmou que foi inaugurada uma nova fase de planejamento estratégico no Poder Executivo nevense, que "inclui transformar recursos em prosperidade para a população e fazer com que o desenvolvimento da cidade seja cada vez mais sustentável" e que espera fazer mais pela "modernização e eficiência dos órgãos da Administração Pública".