O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) divulgou, nesta quarta-feira (20), os limites de gastos de campanha que poderão ser feitos por candidatos a prefeito e a vereador nas eleições deste ano. A informação foi publicada no Diário de Justiça Eletrônico.
Para o cargo de prefeito, em Ribeirão das Neves o limite de gasto de campanha é de R$ 1.719.348,06. Os candidatos a vereador também precisam ficar atentos ao teto do valor que poderá ser usado. Para os que concorrem a esse cargo, o limite previsto para os nevenses é de R$ 45.074,65.
As regras para os limites de gastos estão previstas na Lei das Eleições. Na tabela publicada nesta quarta-feira estão os valores atualizados, que levam em conta a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) da Fundação Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além dos valores que podem ser gastos nas campanhas, os candidatos terão limites para a contratação de pessoal. De acordo com o TSE, a reforma eleitoral do ano passado estipulou os limites para a contratação direta ou terceirizada de pessoas para atividades de militância e também de mobilização de rua.
Eleitorado
O TSE também divulgou, na mesma planilha de limite de gastos, o eleitorado apto a votar este ano em Ribeirão das Neves: 196.133. Dessa forma, o município fica próximo ao limite de eleitores exigidos para haver possibilidade de 2º turno, que é de 200.000.
Em 2012, nas últimas eleições municipais, o número de nevenses que podiam ir às urnas era de 175.682. No pleito municipal de 2008, 157.294 eleitores estavam aptos a votar.