A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves tramita um projeto que prevê a recomposição salarial dos vereadores e dos servidores do legislativo. De acordo com a Ouvidoria da Casa, o reajuste está atrelado ao Índice de Preços ao Consumidor - Amplo (IPC-A), que em 2015 ficou acumulado em 10,67%.
A notícia se espalhou após a reunião da última segunda-feira (7), quando o projeto foi apresentado. A reportagem tentou obter uma cópia do mesmo, baseado na Lei de Acesso à Informação, mas até o fechamento desta matéria não havia obtido retorno.
Vale destacar que os vereadores terão que votar, ainda este ano, os salários da próxima legislatura. Ou seja, ainda em 2016, vai haver outro reajuste no contra-cheque dos parlamentares nevenses.
Uma das justificativas para o reajuste é que este estaria dentro do limite orçamentário da Casa, dentro do valor que é repassado pelo executivo, que comporte tal medida. O projeto, no entanto, recebeu críticas por ir na contramão da situação financeira do município, já que o funcionalismo público vinculado ao executivo sofre com o escalonamento dos seus vencimentos.