All for Joomla All for Webmasters

Prefeita Daniela anuncia novo veto ao projeto do aterro aprovado pelos vereadores

A prefeita Daniela Corrêa (PT) utilizou as redes sociais, na tarde deste sábado (12), para anunciar que vai vetar o Projeto de Lei 001-c/2015, aprovado pela Câmara Municipal na última segunda-feira (7), que habilita o município a receber o lixo de toda a Região Metropolitana de Belo Horizonte, nos mesmos moldes do projeto que gerou grande polêmica no ano passado.

Segundo a prefeita, não é nesses moldes que a cidade vai resolver o problema dos resíduos. "Nós já conversamos várias vezes sobre esse aterro em nosso município. Uma lei desse porte não me dá nenhuma estrutura para tirar o lixo que nós temos hoje no Justinópolis e levar para o outro aterro do município. Essa lei apenas permite que qualquer cidade possa aterrar seu lixo em Ribeirão das Neves, e isso nós não queremos. O que nós queremos é solução para o nosso lixo", afirmou.

De acordo com o texto do projeto aprovado pelo legislativo, os estabelecimentos privados de gerenciamento de resíduos sólidos que já estão ou irão se instalar na cidade poderão receber o lixo de toda a RMBH, desde que estejam fora da zona urbana e tenham todas as licenças ambientais. O projeto anterior, vetado pelo Executivo, limitava às empresas já instaladas ou que se instalassem em até um ano no município.

O PL foi proposto pelo vereador Juarez Carvalho (PSB), ex-presidente da Câmara, que o defendeu de forma bastante contundente, alegando que a população foi ouvida em Audiência Pública em Justinópolis e que, segundo ele, é uma questão de honra deixar o problema do lixão às margens da LMG-806 resolvido.

Uma vez confirmado o veto da prefeita, o projeto retorna para apreciação dos vereadores, que têm o poder de derrubar o veto do executivo com maioria de dois terços dos votos, número que eles já conseguiram na primeira votação - 9 favoráveis e 4 contrários. Veja aqui quem votou contra e quem votou a favor do projeto.

 

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno