A Câmara Municipal de Ribeirão das Neves realizou, nesta terça-feira (29), uma reunião extraorginária para eleição do novo presidente da Casa. Por 8 votos a 5, a chapa encabeçada pelo vereador Irineu Resende (PSDB) venceu a chapa liderada pelo vereador Rômulo Fernandes (PMN).
Nos bastidores, o entendimento era de vitória certa do tucano que, apesar da rivalidade partidária histórica, foi o nome apoiado nos bastidores pelo governo da prefeita Daniela Corrêa (PT). O novo presidente prometeu "mais diálogo com o executivo" e "trabalhar em conjunto com a oposição" da Câmara.
A chapa vencedora conta ainda com o vice-presidente Valter Bento (PCdoB), e como 1º e 2º secretários waltinho (PMDB) e Nilton Brauninha (PSDB), respectivamente.
CPI do PAC 2
A oposição conseguiu aprovar, na segunda-feira (28), um requerimento de instauração de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na utilização de recursos financeiros do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC2) em Ribeirão das Neves.
O documento foi assinado pelos vereadores Juarez Carvalho (PSB), Léo de Areias (PDT), Nilton Brauninha (PSDB), Rômulo Fernandes (PMN), Vanderlei Delei (PROS) e Vitório Junior (PDT), além do autor do requerimento, Fabiano Diniz (SD).
No texto, os vereadores justificam a nova CPI com a dificuldade de obter documentos junto ao Executivo e ao fato de que, segundo eles, uma única empresa, a Previsan, tenha sito vencedora de todas as licitações refente ao PAC 2 no município.
Os parlamentares terão 120 dias para concluir os trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito.