O diretório estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) realizou, nessa terça-feira (21), na Câmara Municipal de Ribeirão das Neves, uma reunião plenária com os pré-candidatos da sigla nas eleições de 2016. Estiveram presentes a prefeita Daniela Corrêa, a presidente do PT em Minas, Cida de Jesus, o deputado estadual Paulo Lamac, o vereador Bruno Réges e os secretários municipais do partido, além de militantes na cidade.
De acordo com a prefeita Daniela, o encontro foi o primeiro de muitos que o partido fará para apontar os caminhos da sigla no processo eleitoral do próximo ano. "Somos mais de 3 mil filiados na cidade. Estivemos aqui para pensar no formato que o partido vai tomar para as eleições, apontar as dificuldades para buscar ajuda nas instâncias superiores do estado, a presidente (do PT estadual) estava aqui, e oficializar o pedido (da minha candidatura) no majoritário", afirmou a chefe do executivo.
Segunda Daniela, o ato serviu de alguma forma para espantar os boatos de que ela não se credenciaria à reeleição em 2016. "Existe uma simulação no meio político em que os grupos (adversários) me tiram do projeto, dizendo que eu vou desistir, que o partido vai lançar outro candidato, que vão usar outra legenda. Eu sou candidata à reeleição. Eu precisava oficializar o meu desejo ao partido, e o fiz. Eu tenho uma prioridade por já ser a prefeita, até aqui não tenho nada na minha conduta que me desabone a disputar novamente", afirmou. "Se algum companheiro se colocar (como pré-candidato), o partido tem autoridade de chamar uma prévia interna, mas a gente percebe um cenário de apoio à nossa candidatura à reeleição", avaliou a prefeita.
A prefeita ainda classificou como natural as especulações e reafirmou que o partido não vai se omitir do debate político que se aproxima. "Não vejo dificuldade nenhuma em discutir com os novos nomes (adversários) que se apresentam, vamos fazer uma unificação em torno da nossa candidatura, mas o que pra mim é primordial que é conversar com a população. Eu ganhei o outro processo com o povo, que é a maioria, apenas eu, o PT, e outros dois partidos, e ganhamos a eleição, pois tivemos o apoio do povo. Eu visitei 80% das escolas municipais, visitei mais da metade dos equipamentos de saúde, fiz diversas plenárias populares nas três regiões da cidade, fortalecemos os conselhos municipais, mostrando o modo petista de governar, que é conversando e dialogando com a base, com o Papo Reto e o Gabinete Aberto, e é isso que vai nos dar condição de debater 2016 lá na frente", finalizou.
O vereador Bruno Reges destacou que o PT tem prezado pela democratização, percorrendo os municípios da região metropolitana com uma agenda positiva para "reorganizar a casa e sair em defesa dos governos" executivos do partido. Ainda segundo o vereador, o partido vai lutar para retomar a militância para discutir o futuro e a formação da chapa para entrar na briga também para eleger um bom número de vereadores para a próxima legislatura.
Para o deputado Paulo Lamac, os ataques recebidos pelo partido são fruto do incomôdo de setores da sociedade com as mudanças e as melhorias de vida que os governos do PT propiciaram à população. "O governador Pimentel promoveu um acordo histórico com toda a educação e estão o perseguindo sem nenhuma prova, a prefeita Daniela foi sabotada pela gestão anterior do Estado. Agora (com o governo Fernando Pimentel) vamos experimentar um reinício após anos de prática nefasta dos tucanos em Minas", sentenciou.
A presidente Cida destacou a necessidade de o partido se reorganizar internamente para conseguir levar à população todos os feitos da gestão da prefeita Daniela Corrêa e convocou os militantes para um movimento de defesa também da presidente Dilma Rousseff, já que, para ela, ambas sofrem preconceito de gênero e ataques da grande mídia movidos a interesses financeiros.