O candidato a deputado estadual Vanderlei Delei (PROS) tem 39 anos, é Policial Civil, formado em Direito, vereador em seu segundo mandato, tendo sido o mais votado nas últimas eleições. A entrevista foi gravada no dia 23 de agosto de 2014.
Vanderlei Delei definiu as funções de um deputado estadual, comparando com o vereador, como fiscalizar os atos do poder executivo e legislar, cada um dentro da sua competência, além de representar a população, cobrando e reivindicando melhorias para o município.
Dentre as principais ideias e propostas para a cidade, Vanderlei disse que vai reivindicar melhorias para o município, através da sua representatividade, canalizar recursos para Ribeirão das Neves, inclusive buscando contrapartidas para o município.
O candidato afirmou que procurou vários deputados que tiveram votos em Ribeirão das Neves e só foi atendido pelo deputado federal Leonardo Quintão (PMDB), que, segundo Delei, destinou vários recursos para a cidade, razão pela qual o vereador nevense está fazendo dobradinha com o peemedebista. Quanto ao governo do estado e à presidência da república, Delei acredita que seja saudável a alternância do poder, está avaliando os planos de governo para definir um nome.
Sobre a atual gestão da prefeita Daniela Corrêa (PT), Delei disse ter dificuldades de ter acesso à prefeita, o que, segundo ele, a afasta também do povo, por ser o representante dos nevenses, estremecendo assim a relação política entre eles. No entanto, o vereador afirmou desejar que Daniela consiga cumprir seus compromissos de campanha na cidade.
Em relação ao financiamento da sua campanha, o candidato disse que não teria condições de colocar-se como candidato se não fosse pelo auxilio financeiro dado pelo seu parceiro Leonardo Quintão.
Temas importantes
Sobre a possível vinda do aterro sanitário metropolitano para Ribeirão das Neves, Delei disse que de imediato, não poderia aceitar, enquanto vereador e morador da cidade, aceitar o projeto, mesmo com as contrapartidas apontadas até agora. Em relação à duplicação da LMG-806, o candidato ressaltou que inclusive já promoveu uma audiência pública para tratar do tema, e culpou o governo do estado por toda a morosidade dessa importante obra. Sobre a transformação da penitenciaria José Maria Alkimin em uma unidade da UEMG, Delei lembrou que o tema é recorrente aos períodos de campanha para promover nomes de "A" ou"B", mas nunca avançou. Em relação à possibilidade de Justinópolis se emancipar, ele lembrou que, ainda jovem, participou de outras tentativas, sem sucesso, de transformar o distrito em uma cidade, e afirmou que o tema tem que ser discutido com critério e responsabilidade, ponderando se Justinópolis terá condições financeiras de se manter como município, embora pessoalmente seja a favor que o projeto avance.
Na área da Educação, Delei disse que vai pleitear e destinar recursos para ampliar e melhorar as escolas, além da valorização do professor, para motivá-lo com salário decente. Na Saúde, o candidato afirmou que o grande problema é a falta de médicos e, por isso, pretende tomar medidas que incentivem a popularização da carreira médica. Delei afirmou também que o programa "Mais Médicos" melhora o atendimento básico, mas gera maior demanda no encaminhamento para especialidades que o município não consegue atender por falta de profissionais.
No que se refere ao desenvolvimento econômico de Ribeirão das Neves, Delei afirmou recentemente apresentou alguns grupos de empresários para a gestão municipal, mas que o retorno foi que a área industrial não tem infraestrutura para receber as demandas, fato que precisa ter investimentos para alcançar melhoria. Sobre a questão do transporte, o candidato disse que a dificuldade da questão da mobilidade será resolvida com o transporte sobre trilhos, já que o BRT MOVE não está funcionando adequadamente.
O candidato também contou sobre sua atuação como vereador, onde destacou que mais que dobrou a votação em sua reeleição, fruto de seu trabalho contra uma administração (do ex-prefeito Walace Ventura) ingerente, quando tentou, segundo ele, criar CPIs para apurar irregularidades de construção de escolas e de compras de equipamentos pela Prefeitura, fazendo uma oposição responsável.
Considerações finais
"Gostaria muito de dizer da importância da minha eleição. Eu quero ser um deputado de Ribeirão das Neves. Um deputado que vai defender esta cidade. Um deputado que vai peitar, no bom sentido da palavra, o governador do Estado naquilo que a gente ver que for ruim para o município. A respeito do lixão, por exemplo. Essa notícia ainda não morreu, querem trazer esse lixo para cá. E porque isso acontece? Porque nós não temos deputados que valorizem nosso povo, valoriza nossa cidade. E eu vou ser esse deputado, que vai valorizar o povo nevense, que vai valorizar a nossa cidade e vai canalizar os recursos, por menor que eles sejam, por menor que a emenda parlamentar que eu tiver direito junto ao governo do estado, nós vamos destinar para Ribeirão das Neves, para que a nossa cidade seja contemplada com aquilo que nós de fato precisamos, que é pavimentação de ruas, que é saúde mais decente, com mais médicos, mais hospitais e postos de saúde, e com educação que também nós precisamos, com a valorização do profissional da educação, para que nós tenhamos uma educação decente, com os professores motivados, e consequentemente com nossos filhos querendo estar na sala de aula. Eu quero repetir, eu vou ser o deputado de Ribeirão das Neves, vão taxar isso de mim lá, eu vou defender essa cidade com unhas e dentes, como tenho ouvido de alguns eleitores. ‘Vanderlei, você vai pra lá, você defende nossa cidade’. Nós vamos fazer isso, nós vamos lutar, vamos reivindicar aquilo que a cidade precisa, e vamos trabalhar para que Ribeirão das Neves seja respeitada no cenário da região metropolitana, no cenário estadual e até em nível nacional. Meu maior desejo é ouvir das pessoas amanhã ‘nossa Vanderlei, que bacana, você é deputado de uma cidade que está em crescente evolução, que as ruas estão sendo pavimentadas, que a educação está funcionando, que a saúde está funcionando’. E é pra isso que eu vou trabalhar na Assembleia Legislativa enquanto deputado estadual. Eu quero auqi pedir o voto de cada um de vocês que está me ouvindo. Nossa campanha está crescendo a cada dia que passa. Nós começamos aqui na região central, estamos em Justinópolis, e estamos chegando na região do Veneza. Você que é eleitor de Ribeirão das Neves, que está me ouvindo, eu quero pedir seu voto para o Vanderlei Delei, 90300, e pedir seu voto também para o Leonardo Quintão, que é o nosso parceiro, nosso companheiro, e que assumiu um compromisso com a nossa cidade, que tem o número 1500, para que nós possamos fazer dessa cidade, de fato e de direito, uma nova cidade. Muito obrigado"!