O candidato a deputado federal Fabiano Diniz (SD) tem 36 anos, é dentista de formação e está exercendo seu quarto mandato como vereador na Câmara Municipal de Ribeirão das Neves. A entrevista foi gravada no dia 16 de agosto de 2014.
Fabiano definiu as funções de um deputado federal como elaborar leis nacionais e propor emendas parlamentares, recursos que o deputado pode trazer para sua base, que foram, nas suas palavras, o que mais chamou atenção para concorrer a uma vaga na Câmara Federal para poder ajudar Ribeirão das Neves.
Dentre as principais ideias e propostas para a cidade, Fabiano destacou que seu maior objetivo é trabalhar por área, para investir em creches na cidade, em novas unidades de saúde, na infraestrutura urbana, tendo em vista a falta de recursos disponíveis na cidade.
O candidato afirmou que seu partido decidiu apoiar para governador Pimenta da Veiga e para presidente Aécio Neves, mas que ele tem alguns questionamentos desse grupo político com relação à cidade. Para deputado estadual, o candidato afirmou que a cidade tem bons nomes e espera que os nevenses escolham os melhores da cidade.
Sobre a atual gestão da prefeita Daniela Corrêa (PT), Fabiano afirmou que ela tem que se qualificar e dialogar mais com a população. O candidato disse que quer ser deputado justamente para ajudar a Prefeitura com mais recursos para a cidade, independente da questão partidária.
Em relação ao financiamento da sua campanha, o candidato disse trabalha com recursos próprios e escassos, sempre tentando formar consciência política. Fabiano disse que conta com apoio de vários voluntários na divulgação do seu nome.
Temas importantes
Sobre a possível vinda do aterro sanitário metropolitano para Ribeirão das Neves, Fabiano declarou-se "totalmente contra" à instalação em Ribeirão das Neves por considerar que a cidade já contribuiu demais com o Estado abrigando várias unidades prisionais. Em relação à duplicação da LMG-806, o candidato afirmou que falta transparência do governador pelos motivos de cada paralisação das obras e que vai pedir a extensão da duplicação do CIRIN até a BR-040. Sobre a transformação da penitenciaria José Maria Alkimin em uma unidade da UEMG, Fabiano disse que se trata de um projeto muito interessante, mas afirmou que não acredita que o atual governo, com a falta de vagas prisionais, executaria essa intervenção. Em relação à possibilidade de Justinópolis se emancipar, ele considerou importante devido ao tamanho da cidade, facilitando, assim, a gestão dos problemas de cada região.
Na área da Educação, Fabiano disse que quer principalmente potencializar a fonte de financiamento para construção de creches em instalações próprias do município. Na Saúde, o candidato comentou que precisa investir nas instalações físicas e na construção de uma UPA na região do Veneza.
No que se refere ao desenvolvimento econômico de Ribeirão das Neves, Fabiano quer destinar uma área para um centro industrial atraente para a instalação de empresas gerando emprego e arrecadação no município. Sobre a questão do transporte, o candidato ressaltou que a gestão é estadual, e o deputado federal pode atuar mais na malha viária, garantindo bons corredores e melhores acessos.
O candidato respondeu para um internauta que o questionou se sua candidatura a deputado seria apenas para mantê-lo em evidência visando concorrer à Prefeitura em 2016, e ele prontamente rechaçou uma segunda intenção, embora tenha dito que na vida "a gente colhe o que planta". Respondendo outra pergunta sobre seu desempenho na Câmara Municipal, Fabiano destacou sua participação na Comissão de Legislação, Justiça e Redação, por onde passam os projetos do executivo. Ele também falou que atua na aplicação das leis que já existem, embora a maioria também seja de responsabilidade da Prefeitura. Sobre sua mudança de partido, o parlamentar se mostrou grato ao PSB, mas afirmou ter aceito a proposta do Solidariedade para ter mais autonomia em suas decisões.
Considerações finais
"Eu quero pedir o seu apoio, de todos que estão ouvindo, dos seus parentes e familiares. A nossa campanha se dá de porta em porta. Então eu conto muito com vocês para que nós possamos cuidar da nossa região. De Ribeirão das Neves para toda Minas Gerais. Você que tem um parente no interior, liga para ele, nos apresenta, o Fabiano Diniz como deputado federal, 7747. Vamos formar uma corrente, para que nós possamos, no meio do povo, fazer pela primeira vez na nossa história, um deputado federal que tem compromisso e tem trabalho, que vai estar preparado, com sua ajuda, para representar a nossa região e o nosso estado".