O candidato a deputado estadual Dr. Rômulo Fernandes (PMN) tem 53 anos, é advogado de formação, foi eleito vereador em 2012 com 1.153 votos. A entrevista foi gravada no dia 15 de agosto de 2014.
Dr. Rômulo Fernandes
Dr. Rômulo definiu as funções de um deputado estadual como sendo "o fiscal do governo estadual e também pode legislar com alguns projetos de lei que possam beneficiar a comunidade". Para o candidato, por nosso município ser muito carente, um deputado nascido em Ribeirão das Neves pode influenciar trazendo benefícios e sensibilizando o governo estadual investir em Ribeirão das Neves.
Dentre as principais ideias e propostas para a cidade, Dr. Rômulo destacou que pretende apresentar na Assembleia um projeto de sua autoria que tramita na Câmara Municipal denominado "Projeto de Cidadania", que consiste, segundo ele, em um "investimento" na constituição e no caráter do ser humano, diminuindo assim a corrupção, a violência e as drogas na sociedade. Além disso, o vereador prometeu investir na mobilidade entre Ribeirão das Neves e as cidades vizinhas, especialmente Pedro Leopoldo, para diminuir a distância até o Aeroporto de Confins.
O candidato afirmou que apoia a candidata a deputada federal Dâmina Pereira (PMN) em razão do trabalho social em Lavras, no Sul de Minas, além do compromisso que tem com ele em ajudar Ribeirão das Neves. Dr. Rômulo também irá apoiar para o governo de Minas Pimenta da Veiga (PSDB) pelo seu trabalho na Educação como prefeito de Belo Horizonte. Para presidente do Brasil, o candidato ainda está avaliando as propostas dos principais concorrentes ao Palácio do Planalto.
Sobre a atual gestão da prefeita Daniela Corrêa (PT), Dr. Rômulo afirmou que não é nem situação e nem oposição. Ele avaliou como "fraca" a administração da prefeita, apesar de enxergar na gestora boas intenções e que ela ainda pode melhorar com a experiência frente ao cargo.
Em relação ao financiamento da sua campanha, o candidato disse parte dela é de financiamento próprio e outra parte vem da ajuda de seu partido, o PMN.
Temas importantes
Sobre a possível vinda do aterro sanitário metropolitano para Ribeirão das Neves, Dr. Rômulo foi taxativo: "sou contra, sou contra, sou contra", em razão do insignificante bônus que possa ter frente à grande desvalorização dos imóveis, por exemplo. Em relação à duplicação da LMG-806, o candidato atribuiu o impasse das obras às falhas das gestões anteriores, atrasando o desenvolvimento da cidade. Sobre a transformação da penitenciaria José Maria Alkimin em uma unidade da UEMG, Dr. Rômulo acha a medida exequível, no futuro, para atender os jovens nevenses. Em relação à possibilidade de Justinópolis se emancipar, ele preferiu deixar para a comunidade de Justinópolis escolher, sendo particularmente contra devido à pouca industrialização do distrito.
Na área da Educação, Dr. Rômulo afirmou que pensa na construção de escolas e na valorização de professores, tendo em vista a defasagem da remuneração da classe. Na Saúde, o candidato avalia que o primeiro passo seria a adequação do Hospital São Judas Tadeu a um "hospital de verdade", já que atualmente o mesmo tem carência até de cirurgias de baixa complexidade. Ele citou também a capacitação dos profissionais da área, como médicos, enfermeiros e auxiliares.
No que se refere ao desenvolvimento econômico de Ribeirão das Neves, Dr. Rômulo considerou importante facilitar a instalação de empresas e investir em saídas estratégicas para outras cidades. Sobre a questão do transporte, o candidato disse que a fiscalização é importante para melhorar o conforto e a segurança dos passageiros, e que o ideal seria o metrô até Ribeirão das Neves.
O candidato respondeu para um internauta sobre os motivos que o levaram a candidatar-se a deputado mesmo com o mandato de vereador ainda em vigor. "Se eu for para a Assembleia, eu vou ter um pouco mais de poder para que possa ajudar a nossa cidade, já que sou nascido e criado aqui". O parlamentar ainda disse que seu desempenho na Câmara Municipal o credencia para disputar uma vaga a deputado por Minas Gerais. "Eu quero ser um dos melhores deputados de Minas Gerais, se não for o melhor"!
Considerações finais
"Eu fico feliz e primeiro agradeço ao portal ribeiraodasneves.net e fico muito feliz com a preocupação da sociedade em realmente investigar os candidatos, procurando aquele melhor. A grande virtude do homem é saber escolher. Eu fico feliz por isso. Se eu for escolhido, eu vou procurar ser o melhor para que as pessoas possam realmente honrar o voto que deu. Os votos que recebi como vereador eu tenho consciência que estou honrando a cada dia, a cada momento, a cada projeto que entro na Câmara Municipal. São projetos realmente de grande valia, de responsabilidade, de muito compromisso e honestidade para com a sociedade. Eu fico feliz, não tenho nada, não tenho vergonha em ser político, como muitos acreditam que o político não é cidadão honesto. Eu prezo que o político em si é o cidadão é mais honesto que tem, porque ele mexe com dinheiro de outras pessoas. Aquele que se veste de político para realmente usurpar a sociedade não é político, é bandido. Eu fico muito honrado em ser entrevistado e ver que a sociedade está se organizando e se conscientizando (sobre) cada um dos candidatos. Muito obrigado".