O vereador Vitório Junior (PT), de Ribeirão das Neves, declarou apoio à candidatura dos tucanos Pimenta da Veiga para o Governo de Minas, de Antonio Anastasia para o Senado Federal e de Aécio Neves para à presidência da República. A decisão foi divulgada por meio de um manifesto aos candidatos do PSDB durante encontro no Comitê Central da campanha de Pimenta da Veiga, na manhã de segunda-feira (4), em Belo Horizonte.
O vereador fez duras críticas à gestão da prefeita Daniela Corrêa (PT). "(O PT em Ribeirão das Neves tem) um modelo de gestão completamente contrário àquilo que foi colocado na plataforma de disputa. Um governo que não ouve as pessoas, que não dialoga com a cidade, que não dialoga com as lideranças, e mais do que isso, um governo que pela sua ineficiência administrativa não permite com que a cidade avance nos passos que ela precisa avançar".
Vitório também falou sobre a sua história no PT e comparou a atual gestão com as anteriores. "Eu militei no PT a vida toda, a gente é identificado como tal, mas tomei essa decisão pra dizer para as pessoas de Ribeirão das Neves que é possível avançar muito mais porque foi interrompido um ciclo de desenvolvimento na cidade. Acredito que ao lado do governador Pimenta (da Veiga), que será eleito, do senado Anastasia e o Aécio presidente, nós vamos ter muito mais condições de dar o resultado e a resposta que aquela (de Neves) população carente tanto prescisa".
Resposta
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves disse que a prefeita Daniela não vai comentar a decisão pessoal do vereador, que já foi presidente do PT na cidade, de apoiar a campanha de outro candidato que não seja Fernando Pimentel, candidato do partido ao Governo de Minas.
Em relação aos questionamentos apresentados sobre a atual gestão, a Prefeitura lembrou que "a era do avanço" citada pelo parlamentar, "é a mesma que deixou para Neves uma dívida de R$ 170 milhões e que não implantou nenhum projeto de arrecadação ou planejamento".
O executivo também ressaltou que "mesmo com todas as dificuldades, por conta da dívida e a baixa arrecadação do município, a administração já registrou muitos avanços". "Na educação, por exemplo, foi eleita uma das melhores redes de ensino do país. Ganhou o prêmio gestor nota 10, do MEC. Em parceria com o Governo Federal, a Prefeitura vai atingir em breve a marca de R$ 500 milhões em investimentos. São obras em todas as regionais da cidade. Algumas são sonhos antigos, que as gestões anteriores não atenderam, mas que agora estão perto de se tornarem realidade".
Vitorio Junior
O petista, de 34 anos, revelou que é militante do partido desde os 16. Vitório disputou a eleição de 2008, quando não conseguiu eleger-se vereador. Anos depois, foi cotado para ser o candidato do PT à Prefeitura na última eleição, mas no fim de 2011, durante ato político na Câmara Municipal, anunciou o apoio ao grupo do deputado Miguel Corrêa, que participou da reunião, consolidando o nome da atual prefeita, Daniela Corrêa, para ser a candidata do partido na corrida pela Prefeitura em 2012. Então, Vitório candidatou-se a uma vaga no legislativo, sendo eleito vereador com 1.596 votos, tornando-se um dos principais aliados do executivo dentre os parlamentares.