Em uma cidade carente de recursos como Ribeirão das Neves, a obtenção de verbas junto aos governos estadual e federal, muitas vezes, passa por ter um deputado majoritário na cidade com boa interlocução em todas as esferas da administração pública.
Com um eleitorado de 175 mil pessoas na última eleição, em 2012, a cidade se torna alvo de inúmeros candidatos, tanto do município quanto de fora, para conseguir um bom número de votos para se eleger.
Neste pleito, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) recebeu vários pedidos de registro de candidatura a deputado estadual e deputado federal de políticos nevenses ou que, de alguma forma, tenham vínculos com a cidade. Tem ex-prefeito, vereador, ex-vereador, pessoas que já tentaram uma vaga na Câmara Municipal e lideranças comunitárias para todos os gostos.
Deputado Estadual
A corrida por uma vaga na Assembleia Legislativa tem, de acordo com levantamento do RN.net, 16 nomes da política nevense. O ex-prefeito Walace Ventura saiu do PSB e agora busca eleger-se pelo PR. Depois de conseguir a reeleição com 78% dos votos em 2008, Walace perdeu boa parte desse prestígio no segundo mandato ao deixar grande dívida aos cofres da Prefeitura.
Também estão no páreo dois vereadores. O advogado Dr. Rômulo Fernandes (PMN) está atuando em seu primeiro mandato na Câmara Municipal, e o policial civil Vanderlei Delei (PROS) em seu segundo mandato no legislativo nevense. O ex-vereador e professor na rede pública Junynho Martins (PSC) também concorre a uma vaga na ALMG.
A corrida também está repleta de candidatos a vice-prefeito em 2012. Geraldo Lima (PTdoB), eleito na chapa da prefeita Daniela Corrêa (PT), está no páreo, assim como o professor Adilson Puma (PRB), ex-vice do candidato Marquinhos (PRB), e o motorista Silvano Magrão (PTdoB), ex-vice da candidata Maria Rasgacena (PPL).
Concorrem a uma vaga na Assembleia também nove candidatos que tentaram, sem sucesso, uma vaga no legislativo nevense em 2012, sendo eles a cobradora Ana Paula Padrão (PPL), o motorista Caetano do Escolar (PTdoB), o comerciante Carmozino Rodrigues (PTdoB), as professoras Graça Lima (PEN) e Marcia Melo (PTdoB), o vendedor Pardal Vieira (PSL), o professor Paulo Ramos (PCB), o servidor público municipal Tororó (PCdoB) e o policial militar Zaqueu Rodrigues Zaca (PDT).
Deputado Federal
A disputa por uma cadeira na Câmara dos Deputados tem, de acordo com levantamento do RN.net, 9 nomes da política nevense. O vereador Fabiano Diniz (SDD) é o nome mais conhecido, por estar em seu terceiro mandato e já ter sido presidente da Câmara Municipal.
O funcionário da Copasa em Ribeirão das Neves, Paulo Valle (PPS), que foi pré-candidato a prefeito em 2012, e Aécio di Neves (PPS), irmão do cantor sertanejo Antônio Carlos, da dupla Antônio Carlos e Renato, concorrem a uma vaga no Congresso Nacional.
Assim como a nível estadual, candidatos que não tiveram êxito a uma vaga no legislativo nevense em 2012 concorrem para deputado federal, sendo eles a técnica em enfermagem Ana Cazzualli (PRP), a geógrafa Edna Oliveira (PPL), a aposentada Edna Santos (PDT), o motorista Eliseu Perueiro (PTdoB), o autônomo Geraldo da Carroceria (PPL), o ex-vereador e ex-presidente da Liga Desportiva de Ribeirão das Neves, Valério Neto, a empresária Xica da Silva (PSB).