Um dia que vai ficar marcado para 1640 famílias de Ribeirão das Neves. A presidente Dilma Rousseff esteve no município para fazer a entrega dos apartamentos do programa do governo federal "Minha Casa, Minha Vida". A solenidade foi realizada no Residencial Alterosa, região do Veneza, e contou com a presença de ministros e prefeitos. Do total de unidades habitacionais, 99% das moradias foram entregues para mulheres. Ao todo, são 82 blocos com quatro apartamentos de dois quartos, sala, cozinha e banheiro, por andar. Foram gastos R$ 338 milhões para construção do empreendimento na cidade.
Cinco anos após a vinda do ex-presidente Lula ao município, uma grande mobilização foi realizada para receber a chefe de Estado. Os novos moradores do residencial participaram do evento e puderam ouvir de Dilma que todos os apartamentos irão ganhar piso de cerâmica. Os beneficiados pelo programa reivindicavam que o revestimento fosse colocado nas residências.
A presidente Dilma Rousseff fez um breve discurso e destacou o engajamento do governo federal nos programas sociais e de distribuição de renda. "Um país que se preza distribui sua riqueza. A casa própria é direito de cidadania. Fundamental para as pessoas se sentirem seguras, terem dignidade e desfrutarem da vida. O Minha Casa, Minha Vida não é importante por causa das paredes. Tem relevância pela melhoria na qualidade de vida e bem estar da população. Tenho convicção que as políticas públicas do governo irão ajudar o país a crescer, gerar oportunidades de emprego e proporcionar salários mais dignos. Precisamos dar conta do atraso, da ausência de benefícios que tínhamos de ter assegurado ao povo brasileiro. No passado, o país crescia, mas o povo não crescia junto. A renda do trabalho não crescia junto", salientou.
A prefeita de Ribeirão das Neves, Daniela Correa (PT), se comprometeu, durante discurso, a oferecer serviços fundamentais para os moradores no residencial. "Vamos construir aqui uma unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), uma unidade escolar e um Centro de Referência Assistência Social (Cras)", disse. Também destacou programas que foram protocolados pela administração municipais nos últimos dias. "Queremos a expansão do programa Mais Educação para toda a rede fundamental I e termos nossos alunos em tempo integral nas escolas. Cadastramos 17 unidades do Pro-Infância. E já no próximo ano devemos inaugurar a primeira maternidade de Ribeirão das Neves. Ainda há um caminho longo pela frente, mas vamos lutar para garantir o direito de cada cidadão nevense", afirmou.
Moradores de casa nova
No apartamento 104 do Residencial Alterosa agora mora a aposentada Ayde Ramos da Silva. Aos 83 anos, ela não esconde a felicidade após conquistar a casa própria. "Meu coração esta transbordando de alegria. Esse apartamento significa um paraíso para mim. Já moro em Neves há 15 anos e sempre esperei por esse dia", revela. Ela, a filha e uma neta já estão morando no local há duas semanas e assistiram emocionadas ao discurso da presidente.
A doméstica Adriana Patrícia Santos, de 42 anos, foi uma das moradoras selecionadas para receber as chaves do imóvel das mãos da presidente Dilma Roussseff. Ex-moradora do bairro Vale das Acácias, ela comemora o benefício do programa Minha Casa, Minha Vida. "Esta sendo uma alegria muito grande para mim e minha família. Um momento muito especial para todos nós", disse.
A autônoma Valdilene Souza, de 40 anos, acredita que o novo apartamento vai trazer mais independência. "Morava de favor com minha mãe no bairro Sevilha B. Agora tenho minha casa. Representa a realização de um grande sonho. Agora tenho meu cantinho para viver com minha família", concluiu.