Os candidatos à Prefeitura de Ribeirão das Neves tiveram um espaço aberto na programação da TV Globo Minas para apresentar suas propostas para os eleitores que vão às urnas no dia 7 de Outubro. Quatro dos cinco nomes que pleiteam a vaga no executivo municipal participaram da reportagem para os cerca de 300 mil nevenses. Veja as falas dos candidatos nos trechos a seguir.
Daniela Corrêa (PT) é formada em pedagogia. A professora concorre pela primeira vez em uma eleição. Na vida política, a candidata já atuou como superintendente de Cultura e secretária adjunta de Assistência Social na prefeitura da cidade.
Entre as propostas de Daniela, está a melhoria dos serviços de saúde. “98% da nossa população usa o sistema público de saúde então é reformular a gestão do recurso que vem sendo feita na área da saúde. Ampliar o atendimento à população. A questão também da urbanização do asfalto, do esgoto, que são as duas demandas prioritárias da cidade”, enfatizou Daniela.
Gláucia Brandão (PSDB) disputa as eleições para o cargo pela terceira vez. A ex-deputada estadual é formada em educação física e já trabalhou na Secretária do Estado de Desenvolvimento Social e na Diretoria de Meio Ambiente da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa).
Se eleita, ela disse que vai investir em saúde e educação. “Precisamos construir uma UPA no bairro Veneza. Reformar e ampliar o Hospital São Judas Tadeu. Investir em creches de tempo integral, escolas. Investir em políticas de esporte, cultura e lazer. Atrair investimentos”, disse a candidata.
Marcos Antônio da Silva (PRB), conhecido como Marquinhos, é formado em administração. O candidato já foi secretário de Esportes e vereador por dois mandatos.
Entre as propostas de governo, disse que vai dar atenção especial aos trabalhadores da saúde e melhorar a segurança pública. “Nós temos que aumentar o número de guardas municipais. Temos atualmente menos de 100. Vamos dobrar esse número, e aos postos médicos temos que melhorar as condições dos postos médicos. E vamos aumentar o número de atendimento às creches e vamos fazer uma fiscalização sempre junto ao transporte público”, reiterou Silva.
O radialista Ronaldo Sena (PSOL) é outro estreante na disputa pelo cargo. Em 2004, tentou se eleger como vereador. Ele também já atuou como líder comunitário em Ribeirão das Neves.
O candidato disse que, se for eleito, vai melhorar os serviços básicos e trazer mais investimentos para a cidade. “A nossa prioridade é melhorar os serviços principais com relação a transporte, saúde, educação, segurança e criar subsídios para atrair para nossa Ribeirão das Neves o pequeno, o grande e o médio empresário para gerar emprego e renda para o nosso município. Para Ribeirão das Neves deixar de ser conhecida como cidade presídio e cidade dormitório”.
A candidata Maria Rasgacena (PPL) não participou do quadro.