O prefeito Walace Ventura (PSB) participou, nessa quarta-feira (14), da final do 'Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor', realizada no Minascentro, em Belo Horizonte. O projeto, que mostra como bons exemplos viraram bons negócios no estado, possui premiações regionais e destaques temáticos. É a primeira vez que um chefe do executivo nevense participa da fase final do prêmio.
O município apresentou o projeto da Lei Geral do Microempreendedor e a implantação Minas Fácil para concorrer ao prêmio. A 7ª edição do 'Prefeito Empreendedor' teve, no total, 215 inscritos, com 88 projetos válidos apresentados. Na final desta quarta, apenas os 30 melhores trabalhos selecionados estavam concorrendo.
Em entrevista ao RN.net, o prefeito destacou a participação inédita do município no prêmio e comemorou os avanços no processo de regularização de empresas em Ribeirão das Neves. "Foi uma participação importante, não só por concorrer ao prêmio, mas acima de tudo, pelo número de empresas que a implantação da Lei Geral e do Minas Fácil proporcionou. Hoje temos 2 mil processos de empresas em andamento e desde o início 6 mil novas empresas já entraram no município. Além disso, existe um desdobramento em relação à melhoria na condição econômica da cidade, pois a partir do momento em que a empresa é constituida ela passa a ser tributada e, logicamente, contribuir com a arrecadação da Prefeitura", comentou.
Segundo Walace, a maior agilidade em todo o processo de registro de novas empresas foi um ganho para a cidade. "Todo o processo de abertura de uma empresa levava cerca de 90 dias. Agora, com a implantação do Minas Fácil, leva 4 dias. Cuidamos da desburocratização, permitindo que o processo ficasse muito mais ágil", destacou.
Apesar de não ter sido agraciado com as premiações regionais e os destaques temáticos distribuídas pelo Sebrae, o prefeito destacou a chegada até a final e a motivação do município para perseguir o prêmio nos próximos anos. "Ganhar ou não o prêmio é consequência, e agora a nossa equipe técnica já sabe como se faz e nós vamos nos empenhar para que nos próximos anos o município possa concorrer novamente", finalizou.