All for Joomla All for Webmasters

Túlio Raposo lidera pesquisa do DATATEMPO em Neves

Ex-secretário alcança 71,1% dos votos válidos e tem a menor rejeição da disputa. Ele também lidera na espontânea, na qual soma 23,6% das menções, de acordo com o Instituto de Pesquisa

Se a eleição em Ribeirão das Neves, na região metropolitana da capital, fosse hoje, o ex-secretário municipal de Administração Túlio Raposo (PP) seria eleito em primeiro turno, conforme a primeira rodada da pesquisa DATATEMPO a analisar o cenário para a disputa na cidade. Apoiado pelo atual prefeito, Junynho Martins (União Brasil), Raposo soma 43,4% das intenções de voto e alcança 71,1% dos votos válidos (quando excluídos os brancos e nulos). A margem de erro do levantamento é de 4,38 pontos percentuais para mais ou para menos.

O instituto DATATEMPO testou a performance dos três candidatos a prefeito de Ribeirão das Neves no cenário estimulado (quando os nomes dos concorrentes são apresentados em uma lista ao eleitor).
Se a eleição para prefeito de Ribeirão das Neves fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria?
Neste cenário, Túlio Raposo estaria com 43,4% contra Vicente Mendonça (PT) com 11,8% e Diogo Fernandes (Novo) com 5,8%, Ninguém, Brancos e nulos 20,6%, não souberam responder ou não sabem 18,4%.

Nesse contexto, Raposo fica 31,6 pontos percentuais à frente do ex-vereador Vicente Mendonça (PT), que está numericamente em segundo lugar, com 11,8% das intenções de voto. O petista, por sua vez, empata tecnicamente com o servidor público Diogo Fernandes (Novo), que é citado por 5,8% dos entrevistados. Para vencer na primeira etapa de uma eleição, um candidato precisa conquistar mais da metade dos votos válidos (ou 50% dos votos válidos mais um).

Se a eleição para prefeito de Ribeirão das Neves fosse hoje e os candidatos fossem esses, em quem você votaria?
Neste cenário, Túlio aparece com 71,1%, Vicente com 19,3% e Diogo com 9,5%.


Pesquisa espontânea


Além de disparar na lista estimulada, o candidato do PP também lidera com folga no cenário espontâneo (quando os nomes dos concorrentes não são apresentados ao eleitor). Nesse recorte, o ex-secretário municipal é lembrado por 23,6% dos entrevistados. Padrinho político de Raposo, o prefeito Junynho Martins (União) é o segundo mais citado, com 6,2% das intenções de voto. Apesar das menções, ele não pode concorrer à eleição deste ano por já estar no segundo mandato. Mendonça aparece na terceira colocação, com 2,6% das intenções de voto. Fernandes, por sua vez, fica na quarta posição, com 0,6% da preferência do eleitorado.
Túlio aparece com 23,6%, enquanto Vicente aparece com 2,6% e Diogo com 0,6%.
A lista espontânea revela ainda que, a menos de três semanas para as eleições, 47,6% dos entrevistados na pesquisa não sabem ou não responderam em quem vão votar para prefeito.
Rejeição
Quando o quadro avaliado é a rejeição aos candidatos, Vicente Mendonça é o mais citado. Segundo a DATATEMPO, 30,4% dos eleitores de Ribeirão das Neves não votariam de jeito nenhum no petista. O percentual é mais que o dobro do registrado em relação a Diogo Fernandes, que é rechaçado por 12,4% dos entrevistados.

Empatado na margem de erro com o candidato do Novo, Raposo é numericamente o postulante com menor rejeição, sendo citado por 10,8% do eleitorado.
Algumas frequências podem não somar 100% devido a arredondamentos. Pesquisa DATATEMPO contratada pela Sempre Editora. Os dados foram coletados de 12 a 15 de setembro de 2024. Foram realizadas 500 entrevistas domiciliares. A margem de erro é de 4,38 pontos percentuais. O intervalo de confiança é de 95%. Pesquisa registrada: TRE-MG: 01886/2024.

Informações do Jornal O Tempo

0
0
0
s2smodern

bg contorno