O Governo Federal anunciou uma ampliação do programa Celular Seguro, que agora contará com um sistema de alertas enviados diretamente para o WhatsApp. O objetivo principal é aumentar a recuperação de aparelhos roubados ou furtados e combater o mercado ilegal de celulares, frequentemente ligado ao crime organizado.
A nova funcionalidade consiste no envio automático de mensagens de alerta, por meio dos números verificados do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP): (61) 2025-3000 ou (61) 2025-3003. Essa mensagem será disparada sempre que um novo chip for inserido em um celular que tenha sido previamente cadastrado no sistema como roubado, furtado ou perdido.
De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2024, o roubo e furto de celulares representam uma porta de entrada para o crime organizado no ambiente virtual, contribuindo para o aumento da sensação de insegurança na população. A iniciativa busca desarticular as redes que lucram com a subtração e revenda desses aparelhos, com foco nos receptadores e revendedores, sem penalizar o consumidor de boa-fé.
Em nível nacional, o Anuário aponta uma queda de 10,1% no número de furtos de celulares em 2023 em comparação com 2022, com reduções observadas em 21 das 27 unidades da Federação. Já os roubos de celulares se mantiveram estáveis no mesmo período. Minas Gerais se destaca como um dos estados com redução significativa no número de roubos de celulares, registrando uma queda de 22,8% entre 2022 e 2023. O estado também apresentou uma leve diminuição nos furtos de aparelhos.
Ao receber a mensagem via WhatsApp após a inserção de um novo chip em um celular reportado como perdido, roubado ou furtado, a pessoa que estiver com o aparelho será orientada a acessar o site oficial do programa: www.gov.br/celularseguro, comparecer a uma delegacia de polícia, apresentando a nota fiscal ou outro documento que comprove a propriedade legal do aparelho, e caso não consiga comprovar a origem, deverá devolver o celular.
Para evitar a compra de aparelhos de origem ilícita, é fundamental que os consumidores consultem a situação do celular antes da aquisição. Essa verificação pode ser feita de forma rápida e gratuita no aplicativo Celular Seguro, na opção “Celulares com Restrição”, no site oficial do programa, ou no site da Anatel. Basta inserir o número do IMEI do celular (obtido ao digitar *#06# no teclado) para verificar se há alguma restrição.
Outras recomendações importantes incluem evitar comprar celulares em locais que não ofereçam nota fiscal ou garantia, priorizar lojas ou vendedores com boa reputação, guardar sempre a nota fiscal do aparelho como comprovante de propriedade e utilizar o Modo Recuperação do Celular Seguro assim que constatar o roubo ou furto. A ampliação do Celular Seguro com os alertas via WhatsApp representa um esforço para tornar a recuperação de celulares mais eficiente e para enfraquecer as redes criminosas que atuam nesse mercado em todo o país.
Governo amplia programa Celular Seguro com alertas via WhatsApp
-
Redação -
- Segurança
