All for Joomla All for Webmasters

Ribeirão das Neves fica em 91º lugar de 100 em ranking de cidades empreendedoras

Em ranking avaliando as 100 cidades mais populosas do país nos quesitos ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, capital humano e cultura empreendedora, Ribeirão das Neves ficou em 91º lugar. A edição de 2020 do Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) foi feita pela Endeavor em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública (Enap) e divulgado na última quinta-feira (28).

O levantamento é o principal raio-x do ambiente de negócios brasileiro e serve como norteador para o avanço do setor, revelando para gestores públicos quais aspectos precisam ser valorizados ou melhorados nas cidades.

Entre as cidades mineiras, a capital Belo Horizonte aparece em 14º lugar geral, seguida por Uberlândia (30º), Betim (48º), Uberaba (49º), Contagem (50ª), Montes Claros (67ª) e Juiz de Fora (78º), além de Ribeirão das Neves (91º).

As 20 cidades mais empreendedoras do Brasil em 2020, de acordo com o Ranking do ICE:
1ª São Paulo (SP), 2ª Florianópolis (SC), 3ª Osasco (SP), 4ª Vitória (ES), 5ª Brasília (DF), 6ª São José dos Campos (SP), 7ª São Bernardo do Campo (SP), 8ª Jundiaí (SP), 9ª Porto Alegre (RS), 10ª Rio de Janeiro (RJ), 11ª Curitiba (PR), 12ª Campinas (SP), 13ª Limeira (SP), 14ª Belo Horizonte (MG), 15ª Niterói (RJ), 16ª Joinville (SC), 17ª Blumenau (SC), 18ª Mauá (SP), 19ª Boa Vista (RR) e 20ª Canoas (RS).

Veja a classificação do município por indicador:

Ambiente regulatório - 73ª Ribeirão das Neves

O ambiente regulatório tem como referência o tempo de viabilidade de localização, de registro, cadastro, taxa de congestionamento em tribunais, a tributação e demais complexidades burocráticas.

Infraestrutura - 89ª Ribeirão das Neves

No critério de infraestrutura, são avaliados os critérios de transportes interurbano, como conectividade via rodovias, número de decolagens no ano e distância ao porto mais próximo. Além disso, as condições urbanas também são consideradas no levantamento, como acesso à internet, preço médio do m², custo de energia elétrica e taxa de homicídios.

Mercado - 95ª Ribeirão das Neves

De acordo com o levantamento feito pela Endeavor e Enap, no critério ‘Mercado’, são avaliados as condições de desenvolvimento econômico, como o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), crescimento médio do Produto Interno Bruto (PIB), e número de empresas exportadoras com sede no município. Outra avaliação é feita a partir de clientes potenciais, como o PIB per capta, proporção entre grandes/média e médias/pequenas empresas, e compras públicas.

Acesso a capital - 100ª Ribeirão das Neves

Neste levantamento, é considerado o capital disponível no município, como as operações de crédito, proporção de capital de risco e o capital poupado per capita.

Inovação - 97ª Ribeirão das Neves

No critério de inovação são avaliadas a proporção de mestres e doutores nas áreas de Ciência e Tecnologia (C&T), proporção de funcionários em C&T, média de investimentos do BNDS e da Finep, infraestrutura tecnológica, contratos de concessão, patentes, tamanho da economia criativa, tamanho da indústria inovadora e empresas de tecnologia da informação e comunicação.

Capital Humano - 97ª Ribeirão das Neves

Neste quesito, são avaliadas as condições de acesso e qualidade da mão de obra básico (nota do Ideb, nota média no Enem, proporção de adultos com pelo menos o ensino médio completo, taxa líquida de matrícula no ensino médio, proporção de matriculados no ensino técnico profissionalizante), e acesso e qualidade da mão de obra qualificada (proporção de adultos com pelo menos o ensino superior completo, custo médio de salários de dirigentes e a proporção de alunos concluintes em cursos de alta qualidade).

Cultura Empreendedora - 93ª Ribeirão das Neves

Em relação a cultura, é levada em consideração a imagem do empreendedorismo na cidade, incluindo a satisfação em empreender, apoio familiar, probabilidade de abertura de negócios dados oportunidade e recursos, facilidade pessoal para abertura e manutenção de negócios, conhecimentos sobre processos de abertura de negócios, conhecimento de riscos na abertura de novos negócios, grau de esforço para se tornar empreendedor e pesquisa sobre empreendedorismo.

 

0
0
0
s2smodern

bg contorno