A Prefeitura de Ribeirão das Neves anunciou, nesta quarta-feira (29), que irá promover o encerramento das atividades do aterro controlado do bairro Viena, em Justinópolis, a partir de junho, mês em que se comemora o Dia Mundial do Meio Ambiente.
De acordo com a administração municipal, todo o resíduo recolhido no município será transportado para o aterro próximo ao Convento de Macaúbas, em Sabará, administrado pela Vital Engenharia Ambiental, empresa vencedora da licitação que irá realizar o transporte das 6 mil toneladas/mês em carretas a partir da estação de transbordo que está sendo construída no atual aterro do município. A Prefeitura informou que os gastos com transporte e descarte do lixo será de R$ 495 mil por mês, quase R$ 6 milhões ao ano.
Construído na década de 1990, o lixão foi reestruturado como aterro controlado em 2001, com infraestrutura de drenagem do gás, do chorume e compactação dos rejeitos. Com o vencimento do prazo de validade, surgiu a necessidade de contratação de novo aterro para recebimento dos rejeitos sólidos produzidos em Ribeirão das Neves.
Ainda conforme a Prefeitura, a partir da desativação do aterro, o local passará por um Plano de Recuperação de Área Degradada (PRAD), que consiste no diagnóstico e estudos para a avaliação da degradação e a consequente definição de medidas adequadas que vão propiciar ao local um novo equilíbrio, com o controle da vazão do chorume, da drenagem necessária para a manutenção da estabilidade do aterro e, consequentemente, do plantio de grama mantendo uma paisagem esteticamente harmoniosa.
Segundo o Prefeito Junynho Martins, o fechamento do aterro controlado é uma medida de grande importância para Ribeirão das Neves, para a conservação do meio ambiente e para a saúde pública. O prefeito destacou que outra iniciativa importante será a implantação da coleta seletiva, uma alternativa ecologicamente correta com separação de materiais recicláveis como papéis, plásticos, metais e vidros, gerando renda para os profissionais da Cooperativa de Materiais Recicláveis de Ribeirão das Neves (COOMARRIN).