O núcleo de comunicação do Projeto Sou Alterosa, no bairro Residencial Alterosa, conquistou o Prêmio Produção Jornalística - Fotografia, realizado pela Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac). O prêmio foi entregue nessa quinta-feira (13) na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte, com a presença de várias autoridades, dentre elas o secretário de Direitos Humanos, Nilmário Miranda.
O prêmio foi concedido a exposição "Alterosa através de um clique", que foi idealizada como produto final da oficina de fotografia realizada pelo professor Rodolfo Ataíde. Segundo os idealizadores, a mostra expõe uma realidade não vista pela população que não conhece o bairro ou o julga de acordo com preconceitos.
Neste ano, foram avaliadas ações, programas ou projetos voltados às iniciativas de Mídia e Direitos Humanos. A premiação foi concedida nas seguintes categorias: Coletivos de Comunicação, Produção jornalística em áudio; Produção jornalística em texto; Produção jornalística em vídeo; Produção jornalística em internet; Foto jornalismo; reportagem especial e Campanha. A lista com todos os ganhadores está disponível aqui.
O núcleo de comunicação do projeto também oferece aulas de design, atualização de redes sociais, produção textual e jornalismo. O intuito é formar uma mídia independente no bairro para que os próprios alunos produzam os conteúdos. O curso será concluído no primeiro semestre de2018 e tem a participação de cerca de 15 jovens com idade de 10 a 18 anos.