A Prefeitura de Ribeirão das Neves decretou situação de calamidade pública financeira na manhã desta segunda-feira (9). Em coletiva, o prefeito Junynho Martins (PSC) declarou que o município terá que passar por uma série de readequações orçamentárias para conseguir cumprir os pagamentos e sanear as contas da cidade.
De acordo com os dados divulgados pela nova administração, a gestão da ex-prefeita Daniela Correa (PT) dobrou a dívida do município, que hoje chega a quase R$ 242 milhões. A gestão também teria aumentado os gastos com pessoal em 50%. O prefeito classificou a dívida como impagável, e disse que tentará renegocia-la com o governo federal.
Sobre o 13º salário dos servidores municipais, que não foi pago pela última gestão, Junynho deu garantias de que realizará o repasse na próxima quarta-feira (11). Apesar da redução de secretarias e do remanejamento no orçamento da cidade, o prefeito também garantiu que nenhum serviço público será prejudicado.
Junynho Marins também afirmou que irá regularizar os serviços de recolhimento de lixo e do Hospital São Judas Tadeu, que, atualmente, atua sem o funcionamento de diversos setores. A nova gestão afirmou ainda que vai realizar uma auditoria na folha de dezembro de 2016 para identificar possíveis abusos e irregularidades, a revisão de todos os contratos firmados pela prefeitura, o corte de 30% dos cargos comissionados e o aumento da carga horária da prefeitura.