Conforme previsto, a prefeita Daniela Corrêa (PT) assinou o Decreto Nº 104/2016 que declarada a existência de situação anormal provocada por desastres e caracterizada como Situação de Emergência, ocasionada pelas fortes precipitações ocorridas na cidade provocando inundações, enxurradas, alagamentos, desabrigamentos e quedas de árvores. A medida foi publicada no Diário Oficial do Município (DOM) nesta sexta-feira (16).
Como justificativa, a chefe do executivo nevense destacou que, do dia 10 ao dia 14 de dezembro choveu, em média, 149,0 mm em toda a cidade, índice maior que o esperado para o mês de dezembro. Como consequência, os sistemas de macro e microdrenagem foram sobrecarregados, causando enxurradas, alagamentos, inundações e quedas de árvores em todas as regiões da cidade.
O texto cita ainda que houve danos humanos, materiais e ambientais, com consideráveis prejuízos econômicos e sociais conforme registros constantes na Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMPDEC) e nos diversos bancos de dados dos órgãos da Prefeitura.
Segundo o coordenador da Defesa Civil de Ribeirão das Neves, Robson Mendes, "a partir do momento que tem um reconhecimento do decreto, nós estamos aptos a receber ajuda do governo estadual e do governo federal, através do Ministério da Integração e aí eles podem intervir com ajuda financeira e ajuda humanitária, dentro do município para reestabelecer a normalidade", afirmou.