A coleta de lixo está completamente paralisada em Ribeirão das Neves. Nas últimas semanas, a população vem sofrendo com o acúmulo de sacos e mais sacos de resíduos por toda a cidade. Moradores já não tem onde estocar o lixo e comerciantes também se queixam dos prejuízos causados pela falta de coleta.
No último sábado (3), manifestantes colocaram um amontoado de lixo na porta da Prefeitura de Ribeirão das Neves em protesto contra a falta de coleta regular nos bairros da cidade. O serviço já foi paralisado diversas vezes nos últimos anos por problemas de pagamento à empresa prestadora do serviço, a Império.
Em nota, a Prefeitura de Ribeirão das Neves informou que se encontra com pendências financeiras com a Império, mas que parte desses débitos já foram efetuados e está negociando o restante do pagamento com a empresa.
Além disso, a administração municipal ressaltou que enfrenta uma grave crise financeira em função da queda na arrecadação e de repasses financeiros dos governos Federal e Estadual, além de uma dívida do município - contraída na gestão anterior junto ao INSS, fatos que ocasionaram em um decreto de estado de calamidade financeira.