A Prefeitura de Ribeirão das Neves realizou, nessa quarta-feira (26), no auditório da Secretaria de Educação, a primeira audiência pública para apresentação do plano de expensão urbana do município, que atende à Lei Federal nº 10.257/2001, que estabelece regras gerais para o crescimento do perímetro urbano das cidades brasileiras.
De acordo com o secretário de Planejamento e Gestão, Daliberg Araújo, foi contratada uma empresa para desenvolver o estudo para identificar áreas que podem receber loteamentos residencias e definir o novo perímetro urbano de Ribeirão das Neves.
O resultado do estudo apresentado, as principais áreas que podem servir de expensão urbana, representada pela cor vermelha na imagem, ficam (1) atrás do bairro Vale das Acácias; (2) entre o Veneza e o bairro Liberdade, especialmente próximo ao conjunto Alterosa; (3) atrás dos bairros Rosaneves e Santinho; e (4) na região da estrada de Areias.
O estudo também indica a delimitação de trechos com restrições à urbanização e dos trechos sujeitos a controle especial em função de ameaças de desastres naturais e aponta as diretrizes de infraestrutura necessárias, bem como as áreas de interesse social para habitação.
O estudo completo está disponível no site da Prefeitura de Ribeirão das Neves. Uma nova audiência acontece nesta quinta-feira (27), às 18h30, na E. M. Maria da Cruz Resende - Rua Maria Adelaide, 496, no bairro Veneza.