Dando sequência ao programa de Regularização Fundiária em Ribeirão das Neves, a Prefeitura realiza sua segunda etapa neste sábado (30), a partir das 16h, no bairro Fazenda Castro. Serão entregues 400 escrituras de imóveis para famílias da região, por meio do Fundo Nacional de Habitação de Interesse Social - FNHIS. A previsão é que até 2017, 14 mil escrituras sejam disponibilizadas para munícipes nevenses. O evento será realizado na Escola Estadual Professor Paulo Freire, rua 54, s/n.
Em fevereiro, 360 escrituras foram entregues para os moradores durante a primeira etapa do programa. Cerca de mil pessoas participaram da solenidade. Neste sábado, será a segunda parte da entrega de escrituras, que está legalizando 3.683 posses e propriedades dos imóveis em situação de irregularidade fundiária no bairro. Nos próximos meses, outras famílias serão convocadas para receber a documentação.
De acordo com o Executivo, os principais efeitos da regularização fundiária estão na formalização e valorização do patrimônio das famílias, permitindo e fomentando o investimento em melhorias habitacionais pela segurança da posse. Além disso, possibilita acesso a financiamento habitacional com reflexos positivos na atividade econômica e na cadeia produtiva imobiliária, podendo gerar condomínios e incorporações imobiliárias onde antes não era possível. Para o município, empreenderá na expansão da base tributária com incremento de receitas próprias, geração de novos empregos, ofertas de serviços sociais e urbanos.