No mês em que é comemorado o Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Ribeirão das Neves realizou, um evento para debater a violência contra o público feminino. Com o tema Mulheres contra a violência: autonomia, reconhecimento e participação, palestras foram apresentadas nessa segunda-feira (21), no auditório do Caic.
No mapa da violência contra a mulher, Ribeirão das Neves tem registrado número elevado de casos. Segundo o executivo, diversas ações foram realizadas pelo município ao longo dos últimos três anos. Uma viatura policial específica para atender casos relacionados com violência doméstica percorre os domicílios de mulheres que sofreram agressão, um convênio firmado com o consórcio Mulheres das Gerais, além do Conselho da Mulher e a Rede de Enfrentamento foram reativados no município.
A presidente do Conselho da Mulher em Neves, Márcia Zimmermann, destacou que a ampliação da discussão sobre tema é positiva para a cidade. "A violência contra a mulher não está apenas no âmbito do conselho. Outros secretarias estão discutindo o tema. Deixamos de ficar restrito a delegacia das Mulheres e ações do conselho. Consideramos esse fato uma grande conquista do município", afirmou.
A prefeita Daniela Corrêa (PT) enfatizou que a pauta discutida durante o evento serviu de debate para a perseguição de gênero contra as mulheres à frente das instituições. "Discutir ações, apresentar ponto de vista diferente é da democracia. Mas atacar pessoalmente com palavras que denigrem a imagem de uma pessoa, isso é crime", concluiu.