A população dos bairros na região do Veneza, nas próximidades da BR-040, está reclamando da falta de coleta de lixo e dos problemas decorrentes do acumulo de resíduos próximo a casas, unidades de saúde e escolas da região.
De acordo com os moradores, desde antes do natal não há coleta, por exemplo, no Belvedere e no Veneza. Próximo ao anexo da Escola Municipal Maura Pereira de Andrade, no Conjunto Henrique Sapori, um lote está servindo de bota fora de lixo já que, segundo eles, as casas estavam ficando com mau cheiro e infestadas de moscas.
A Prefeitura de Ribeirão das Neves, procurada pela reportagem, informou que a coleta de lixo no município está sendo realizada normalmente, conforme a rota estabelecida com a empresa que presta o serviço. O serviço só não foi realizado nos dias 25 de dezembro e 1º de janeiro, fato que pode ter gerado acúmulo de lixo em alguns locais.
A administração municipal solicitou que os moradores colequem o lixo nos passeios ou lixeiras apenas nos dias e horários de coleta, para evitar que os sacos sejam violados por animais ou vândalos. A Prefeitura afirmou ainda que uma equipe técnica será enviada na região para avaliar a situação.