A Revista Istoé e a consultoria Austin Ratings divulgaram, nessa quinta-feira (17), os vencedores do ranking das Melhores Cidades do Brasil. No estudo, Ribeirão das Neves premiada pela aplicação na Saúde e na Educação, proporcionalmente à arrecadação, entre os municípios de grande porte.
De acordo com o periódico, a consultoria passou os últimos meses coletando e cruzando dados de todos os municípios brasileiros com o objetivo de identificar àquelas ações de sucesso. Para isso, foram escolhidos quatro pilares fundamentais para que um município tenha um bom desempenho em suas políticas públicas: os indicadores sociais, fiscais, econômicos e digitais. Enquanto a média nacional de aplicação é de 22,2%, a cidade aplicou 43,1% em saúde. A aplicação em educação também foi boa, com 30,5% contra média nacional de 29,8%. Essa aplicação diz respeito às vinculações constitucionais exigidas pela LRF (Lei de Responsabilidade Fiscal).
O prêmio foi entregue aos prefeitos das cidades mais bem colocadas em 84 categorias em uma cerimônia na cidade de São Paulo. A prefeita Daniela Corrêa (PT) utilizou as redes sociais para comemorar a premiação. "Com tantas dificuldades, baixa arrecadação, momentos difíceis. Mas uma mídia nacional, após aferir a maneira de todos os prefeitos administrarem, nos reconhece como a prefeitura que mais investe em Saúde e Educação no Brasil".