A Prefeitura de Ribeirão das Neves divulgou, nesta quarta-feira (8), comunicado informando que a folha de pagamento dos servidores municipais será paga apenas na próxima quarta, 15 de julho, em virtude de uma redução significativa na arrecadação municipal neste mês. De acordo com o executivo, o pagamento está diretamente vinculado ao recebimento de parcelas de recursos federais que serão depositados até a data.
O atraso no pagamento vem gerando desconforto entre os funcionários da Prefeitura. Nessa terça-feira, o Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação (SindUTE), divulgou nota informando a indignação da classe com o não pagamento dos salários até o quinto dia útil do mês.
A saia justa é tão grande que alguns grupos de servidores estão se mobilizando para fazer paralisações pontuais de protesto, mesmo com o risco de corte dos dias parados. Uma das grandes queixas dos funcionários é que o não recebimento dos salários em dia acarreta no atraso das contas que vencem no início do mês e em cobrança de juros e multas.
O atraso e o escalonamento no pagamento dos servidores vem acontecendo com frequência em Ribeirão das Neves. A Prefeitura informou que segue "realizando cortes de gastos na máquina pública visando a equiparação das contas e a regularização dos pagamentos salariais".
Atualmente, a folha de pagamento da Prefeitura gira em torno de R$ 13 milhões para quase 6 mil funcionários.
Veja a íntegra do comunicado da Prefeitura de Ribeirão das Neves: